Todo casamento tem obstáculos para superar. A vida de casado pode parecer dirigir um carro — você nem sempre sabe para que lado está indo, a menos que preste atenção ao que está acontecendo.

Alguns casamentos parecem não conseguir sair do chão rochoso e respondem da maneira errada por não captar os sinais um do outro. Mas é como os casais lidam com a mágoa subjacente que pode determinar se o relacionamento pode durar ou se o casamento desmorona.

Dez características de um casamento que os casais muitas vezes ignoram antes do fim do casamento

1. Você reage no calor do momento

Um dos sinais óbvios de que seu casamento está fracassando é reagir no calor do momento ou explodir um com o outro.

Muitos se comunicam quando estão com raiva, mas são frequentemente percebidos como atacantes, críticos ou culpados. Então, o que eles estão tentando comunicar se perde e é mal interpretado como um ataque pessoal ao parceiro.

2. Você evita problemas

Em vez de abordar os problemas ao longo do caminho, muitos deixam os problemas apodrecerem e se acumularem até que o problema esteja fora de controle no relacionamento. Portanto, é tarde demais para fazer algo a respeito. O parceiro que fica furioso com seu comportamento se torna a pessoa que constantemente o repreende ou o controla.

Afinal, ninguém quer que lhe digam o que fazer. Caso contrário, eles resistirão àquela pessoa.

3. Você joga o jogo da culpa

Muitos apontam o dedo e culpam o parceiro em vez de comunicar como se sentem, então não são compreendidos sobre como estão se sentindo e são percebidos como temperamentais, chatos ou sempre reclamando. Ninguém quer estar perto de alguém que está constantemente irritado ou bravo com eles.

Muitos casais param de ouvir e entender os sentimentos um do outro quando questões não resolvidas ou necessidades não expressas levam a ressentimentos amargos. É difícil ter empatia um pelo outro se você sente ressentimento em relação a eles, conforme explorado por um estudo no Australasian Journal of Philosophy.

Muitos se protegem para evitar se sentirem magoados ou vulneráveis, ignorando como se sentem até que acabam reagindo sendo exigentes ou atacando. Nesse estágio, seu parceiro vê você como alguém crítico e que não entende sua dor, o que fundamenta sua reação.

4. Você tenta evitar conflitos

Evitar conflitos pode causar o fim do casamento. Se você guarda seus sentimentos para manter a paz, então você pode estar desistindo de si mesmo ou se perdendo em relacionamentos doentios.

Isso pode levar ao distanciamento ou a não se importar com o que seu parceiro sente, afastando-se dele ou não o considerando mais.

5. Você joga olho por olho

Eles te machucaram, então você os machucou de volta para se vingar. Você parou de se importar com o que eles sentem e construiu munição para eles atirarem de volta em você.

Machucar um ao outro para se defender da dor é um forte indicador de que seu casamento está fracassando.

6. Você acusa e foi acusado injustamente

Quando você constantemente se sente injustamente acusado ou levado para o caminho errado, isso cria um sinal enorme de que seu casamento está se desintegrando. Talvez você acuse seu parceiro de coisas sem estar curioso e checar com ele.

Isso faz com que você tire suas conclusões, muitas vezes interpretando o comportamento deles de forma errada. Você deixa sua mente correr solta com fantasias, causando desconfiança, ciúmes e comportamentos controladores. Você procura evidências para apoiar sua percepção sem ouvi-las.

7. Você responsabiliza os outros pelos seus sentimentos

Quando sentimentos indesejados são despertados, podemos pensar que outros nos fizeram sentir assim simplesmente porque eles são a pessoa que os desencadeou. Então, você quer que eles façam algo sobre isso. Colocar nossos sentimentos em nosso parceiro e esperar que eles nos façam sentir melhor sobre nós mesmos nos impede de construir nossa autoconfiança ao confiar neles para validação.

Você torna seu parceiro responsável por como você se sente em vez de lidar com os sentimentos dentro de você. Enquanto eles se tornarem a pessoa que faz você se sentir mal consigo mesmo, você não precisa lidar com esses sentimentos dentro de si. Quando precisamos que os outros se sintam bem o suficiente, paramos de nos sentir bem conosco mesmos, e isso faz com que os relacionamentos falhem.

8. Você não pode assumir a responsabilidade pelos seus problemas

Você não pode assumir seus erros ou parte do problema porque isso faz com que você admita a falha. Então, você culpa os outros, dá desculpas ou justifica suas ações.

Você pode ignorar o problema e fingir que ele não existe. Você quer que seu parceiro pare de trazer o problema à tona sem reconhecê-lo e assumir a responsabilidade de lidar com ele.

9. Você guarda ressentimento

Você se apega à raiva e ao ressentimento amargo e deixa seu parceiro pagar por isso, então você fica preso no problema em vez de seguir em frente. É difícil ouvir quando você quer que eles sofram pela dor que lhe causaram.

Você tolera coisas que não deveria e não pode estabelecer limites ou fronteiras sobre como os outros o tratam. Então, você acaba deixando os outros passarem por cima de você porque eles não o levam a sério. Quando você finalmente se defende, eles o desconsideram porque você os deixou escapar de suas ações por tanto tempo.

Outro motivo pelo qual os casamentos fracassam é porque uma pessoa ouve um feedback construtivo como crítica e se sente julgada ou atacada, então ela se fecha para evitar criar uma reação negativa.

10. Você deixa os problemas se acumularem

Às vezes, é mais fácil evitar os problemas do que lidar com eles ao longo do caminho, pois eles podem trazer à tona nossos sentimentos. O desafio mais difícil pode ser reconhecer que existe um problema no casamento.

Se suas necessidades emocionais forem desligadas ou ignoradas, você começa a se sentir não amado, rejeitado ou ressentido em seu casamento, então você fica se sentindo como se estivesse sem energia. O amor é o combustível para um casamento feliz.

De acordo com o teórico do apego John Bowlby , é quando nossas necessidades emocionais e de apego são ignoradas que os indivíduos podem passar do protesto ao desespero e finalmente se fechar quando se afastam um do outro. Isso ocorre quando você não obtém nenhuma resposta emocional do seu parceiro.

Seu casamento acabou e está desmoronando porque seus sentimentos não são ouvidos?

Quando não somos ouvidos sobre como nos sentimos, isso faz com que nos protejamos de sermos feridos, desistindo de expressar nossas necessidades emocionais completamente. Isso pode nos fazer desistir do casamento.

Você simplesmente não consegue voltar à marcha. Você se sente imobilizado. Você não vai a lugar nenhum.

Talvez você tenha se fechado para o que sente porque não há espaço para si mesmo, a vida se tornou sobre todos os outros, menos você. Você não estava no banco do motorista em seu casamento, então não sabe qual caminho seguir.

Você suprimiu seus sentimentos porque tem medo de machucar seu parceiro a ponto de suas necessidades não serem atendidas, então você acaba se sentindo sem amor? Você o deixa assumir o assento do motorista porque parece mais seguro, mas ele não tem um roteiro, então você se sente preso.

De repente, seu casamento desmoronou. Aquele sentimento amoroso desapareceu, e vocês perderam aquela conexão ou desejo um pelo outro. De repente, vocês descobrem que pararam de prestar atenção um no outro e pararam de considerar um ao outro.

Assim como cuidar do seu carro, relacionamentos saudáveis ​​precisam de ajustes e manutenção para alimentar a longevidade de um bom casamento e evitar que os problemas piorem.

Você está ignorando os sinais de que seu casamento acabou ou está à beira do colapso?

É como dirigir um carro e não ver a estrada à sua frente, então você pega a curva errada e ignora o solavanco na estrada. Você ignora as placas de sinalização e segue na direção errada. Seu relacionamento vai na direção errada, e você não consegue encontrar a saída. Você se sente preso na floresta.

Pode parecer relativamente normal evitar trabalhar em seus relacionamentos porque, de alguma forma, parece que o relacionamento deveria se resolver sozinho sem que você perceba o que está acontecendo.

Um relacionamento quebrado é como um carro quebrado. Se você não prestar atenção ao seu carro, então você encontrará mais coisas erradas com ele.

Se você não fizer a manutenção do seu carro, ele vai quebrar. Não reabastecer seu relacionamento é como deixar seu carro rodar sem combustível e não ir a lugar nenhum. Não deixamos nosso carro quebrar, mas deixamos nosso relacionamento desmoronar. De alguma forma, damos mais valor ao nosso carro do que à pessoa que amamos.

Ao ignorar os sinais de alerta de que seu casamento está desmoronando, seu relacionamento se desgasta e não consegue se manter sozinho. Talvez pareça que vocês se deram por garantidos ou se tornaram complacentes até que seu parceiro queira mais da vida. Às vezes, você pode pensar que está tudo bem até que seu parceiro diga que quer o divórcio.

Alguns esperam até que o relacionamento esteja quase irreparável antes de perceberem o que está acontecendo e buscarem terapia de casal. Às vezes, é tarde demais, e outras vezes, pode ser o momento certo para prestar atenção ao seu relacionamento, reconstruir e reparar.

Por que seu casamento acabou e está desmoronando?

Como conselheiro matrimonial, notei que a razão mais comum pela qual os casamentos fracassam é que eles não estão sendo ouvidos ou tendo seus sentimentos compreendidos pelo parceiro. Como os casais se protegem de seus sentimentos pode prever o divórcio.

De acordo com o Instituto Gottman , críticas, desprezo, atitude defensiva e obstrução são maneiras pelas quais os casais acabam machucando um ao outro quando reagem de forma a se protegerem de se sentirem magoados.

Um casamento acaba quando os casais param de responder aos sentimentos um do outro devido a esses padrões defensivos que se acumulam ao longo do tempo e impedem que o outro esteja disponível no relacionamento.

Isso faz com que cada parceiro sinta que suas necessidades não estão sendo atendidas no casamento, levando-os a se sentirem sozinhos, a criar ressentimento, a se afastarem ou a não considerarem a outra pessoa. Parece uma habilidade básica ouvir. Então, por que é tão difícil ouvir e entender um ao outro?

Essas autoproteções defendem contra a dor e a mágoa subjacentes de uma forma que provoca uma reação defensiva no outro. Os casais acabam se machucando em vez de entender os sentimentos por trás da reação.

Ao detectar esses primeiros sinais de que seu casamento acabou ou está à beira de um colapso, você pode mudar o rumo do seu relacionamento antes que ele se desintegre completamente. Quando a estrada à frente estiver limpa, você pode seguir em frente.

Se suas emoções não forem respondidas, então você corre no vazio e não consegue reabastecer seu casamento. Não sobra nada no tanque. Mas quando vocês conseguem ler os sinais um do outro, vocês podem se sintonizar e reabastecer o tanque de amor para que seu relacionamento possa decolar.

Quando você consegue ver o que está acontecendo e ler os sinais, você pode aprender como consertar um relacionamento quebrado lidando com suas emoções em vez de reagir de maneiras para se proteger. Vocês podem parar de machucar um ao outro e aprender a expressar seus sentimentos de uma forma que reabasteça seu casamento.

Texto originalmente publicado no Your Tango, livremente traduzido e adaptado pela Equipe da Revista Saber Viver Mais.