Por Philip Kosloski
Páscoa é o ápice do cristianismo. São Paulo Apóstolo bem declarou que, “se Cristo não ressuscitou, vã é a nossa fé“. A celebração central dos cristãos se tornou parte da cultura de povos do mundo todo, que a comemoraram, além da liturgia, também com várias tradições locais muito ricas em significado.
O católico povo da Polônia, em particular, tem um dos mais belos conjuntos de tradições que giram em torno ao Domingo de Páscoa e aos dias que o antecedem e subseguem.
Conheça quatro delas, que ressaltam a expectativa e, depois, a alegria pela Ressurreição de Jesus:
1 – Vigília junto ao sepulcro
Após a liturgia da Sexta-Feira Santa, é costume entre os católicos poloneses montar guarda dentro da igreja junto a uma estátua de Jesus retirado da cruz. Essa vigília simbólica é marcada pelo silêncio e pela oração contemplativa pessoal em luto pela morte de Jesus e, principalmente, em confiante aguardo da Sua Ressurreição.
2 – Ovos pintados de Páscoa
Existente em vários outros povos eslavos, particularmente entre os ucranianos, a tradição dos “pisanki”, ou ovos pintados no Sábado Santo, representa a nova vida oferecida a todos pela Ressurreição. Trata-se da casca de ovos de galinha, que vão sendo guardadas ao longo de meses: a clara e a gema são consumidas, mas procura-se preservar a casca para poder pintá-la nessa bela tradição pascal.
Leia também: Chá poderoso: Para tratar Lúpus, Artrite, Fibromialgia e Esclerose Mútipla
Os ovos pintados podem ser apenas ornamentais, mas, conforme variações dessa mesma tradição, adotadas em vários outros países, pode-se também recheá-los com amendoim. As crianças participam de todo o processo de pintar as cascas e recheá-las, aprendendo sobre o seu significado – além, é claro, de quebrá-las ao longo dos dias seguintes para comer os amendoins! Bem diferente da pobre e vazia “tradição” consumista ocidental de comprar caríssimos ovos de chocolate, literalmente “ocos” de significado espiritual…
3 – Bênção da comida
Também no Sábado Santo, cestos de comida são levados à igreja para ser abençoados pelo pároco. É invocada a bênção de Deus para os alimentos e para a festa da Páscoa.
4 – A “Segunda-Feira Molhada”
Como a liturgia pascal dá grande ênfase ao sacramento do batismo, os meninos poloneses desenvolveram a tradição de jogar água nas meninas na segunda-feira de Páscoa. Essa tradição é mantida até hoje como festa popular pelos poloneses e polonesas, que não lhe atribuem nenhuma conotação sexista.
Além das crianças, a brincadeira envolve também os homens e mulheres adultos que desejarem participar. Quem não gosta ou não quer, não participa.
Via: Aleteia