Conhecimento

4 belas e alegres tradições de Páscoa entre os católicos da Polônia

Por Philip Kosloski

Páscoa é o ápice do cristianismo. São Paulo Apóstolo bem declarou que, “se Cristo não ressuscitou, vã é a nossa fé“. A celebração central dos cristãos se tornou parte da cultura de povos do mundo todo, que a comemoraram, além da liturgia, também com várias tradições locais muito ricas em significado.

O católico povo da Polônia, em particular, tem um dos mais belos conjuntos de tradições que giram em torno ao Domingo de Páscoa e aos dias que o antecedem e subseguem.

Conheça quatro delas, que ressaltam a expectativa e, depois, a alegria pela Ressurreição de Jesus:

1 – Vigília junto ao sepulcro

Após a liturgia da Sexta-Feira Santa, é costume entre os católicos poloneses montar guarda dentro da igreja junto a uma estátua de Jesus retirado da cruz. Essa vigília simbólica é marcada pelo silêncio e pela oração contemplativa pessoal em luto pela morte de Jesus e, principalmente, em confiante aguardo da Sua Ressurreição.

2 – Ovos pintados de Páscoa

Existente em vários outros povos eslavos, particularmente entre os ucranianos, a tradição dos “pisanki”, ou ovos pintados no Sábado Santo, representa a nova vida oferecida a todos pela Ressurreição. Trata-se da casca de ovos de galinha, que vão sendo guardadas ao longo de meses: a clara e a gema são consumidas, mas procura-se preservar a casca para poder pintá-la nessa bela tradição pascal.

Leia também: Chá poderoso: Para tratar Lúpus, Artrite, Fibromialgia e Esclerose Mútipla

Os ovos pintados podem ser apenas ornamentais, mas, conforme variações dessa mesma tradição, adotadas em vários outros países, pode-se também recheá-los com amendoim. As crianças participam de todo o processo de pintar as cascas e recheá-las, aprendendo sobre o seu significado – além, é claro, de quebrá-las ao longo dos dias seguintes para comer os amendoins! Bem diferente da pobre e vazia “tradição” consumista ocidental de comprar caríssimos ovos de chocolate, literalmente “ocos” de significado espiritual…

3 – Bênção da comida

Também no Sábado Santo, cestos de comida são levados à igreja para ser abençoados pelo pároco. É invocada a bênção de Deus para os alimentos e para a festa da Páscoa.

4 – A “Segunda-Feira Molhada”

Como a liturgia pascal dá grande ênfase ao sacramento do batismo, os meninos poloneses desenvolveram a tradição de jogar água nas meninas na segunda-feira de Páscoa. Essa tradição é mantida até hoje como festa popular pelos poloneses e polonesas, que não lhe atribuem nenhuma conotação sexista.

Além das crianças, a brincadeira envolve também os homens e mulheres adultos que desejarem participar. Quem não gosta ou não quer, não participa.

Via: Aleteia

Saber Viver Mais

Viva Mais! Viva Melhor!

Recent Posts

Bill Gates Aponta os 3 Empregos que Sobreviverão à Era da IA

O avanço acelerado da inteligência artificial (IA) tem gerado um intenso debate sobre como essa…

1 dia ago

Elon Musk Revela: As 3 Faculdades que estão com os Dias Contados

Em um mundo onde a inteligência artificial (IA) está transformando indústrias, rotinas e até relações…

1 dia ago

A Melhor Série Argentina de 2025 acaba de chegar à Netflix

Baseada no livro de Harlan Coben, Cilada acompanha a repórter Ema Garay (Soledad Villamil), uma…

3 dias ago

Suspense da Netflix em 2024 Mantém no Topo, Mas Seu Final Continua Dividindo Opiniões em 2025

Entre as produções natalinas da Netflix, Bagagem de Risco se destaca, evitando ser mais um…

3 dias ago

Foto de 6 Amigos Gera Mistério ao Aparecer um Sétimo Rosto Assustador

Uma foto de seis amigos tirando uma selfie durante uma trilha no Chile virou um…

3 dias ago

Agora está na Netflix o filme mais assistido do mundo

Um Lugar Silencioso: Dia Um é um filme de terror e suspense lançado pela Netflix…

4 dias ago