Todo mundo gosta de tomar um banho quente, pois é muito reconfortante e ajuda a relaxar, principalmente após um dia corrido.
Mas por acaso já cogitou tomar uma ducha fria? Se tem banheira em casa, já se imaginou mergulhar na água fria? Não precisa ser gelada.
Nós separamos aqui sete motivos pra você fazer isso de vez em quando. Confira!
1. Faz bem à pele e aos cabelos
A água quente é confortante e ajuda a relaxar, mas pode causar problemas na pele. O excesso de banhos em alta temperatura pode ressecar a pele se você não hidratá-la adequadamente.
Quem tem o rosto oleoso deve evitar água quente, pois aumenta a produção de sebo no rosto, e aí surgem as indesejadas espinhas. O mesmo vale para quem tem problemas no couro cabeludo, como caspa ou excesso de oleosidade.
Se você quer manter seus cabelos e a sua pele saudáveis e com boa aparência, experimente tomar um banho frio de vez em quanto somente para testar. As diferenças serão visíveis.
Isso acontece porque a água fria fortalece ajuda a reduzir os poros e mantém a pele hidratada por mais tempo. Já para os cabelos, o banho frio mantém firmes os óleos naturais dos fios, e por isso ficam mais firmes, brilhantes e com boa aparência.
2. Diminui a pressão sanguínea
Se você sofre com pressão alta, cogite a possibilidade de tomar banhos frios de vez em quando, pois melhora a circulação sanguínea. O choque da água fria no corpo faz com que as artérias trabalhem mais para controlar a temperatura interna, e por isso estimula a circulação em todo o organismo. Algumas pessoas até tem um pouco de palpitação quanto tomam banho frio ou entram em uma piscina ou no mar, pois é justamente isso que acontece, mas não se preocupe pois não faz mal ao coração. Pelo contrário, está estimulando a oxigenação do sangue. E tem mais: o banho frio ainda reforça a imunidade!
Leia Também: O caminho de volta- Téta Barbosa
3. Reduz os níveis de estresse
Você teve um dia muito cheio e estressante e, para relaxar, toma aquele banho fervente. Fez bem, certo?
Errado! Tomar banho frio diminui consideravelmente os níveis de ácido úrico que soltamos no organismo em situações de estresse, além de estimular os antioxidantes.
Um estudo mostrou que os banhos frios, além de diminuir a tensão, ajuda a melhorar sentimentos negativos, como raiva e tristeza. Por isso, caso tenha tido um dia difícil, tome um banho frio e relaxe.
4. Acaba com dores musculares
Você já deve ter visto em programas de esporte que diversos atletas fazem tratamento com gelo. Alguns deles até mergulham em banheiras cobertas de cubos de gelo! Eles fazem isso após longos e exaustivos treinos, pois a baixa temperatura evita que esses atletas tenham tensões e inflamações musculares, e ajuda a recuperar os tecidos após longos treinos.
Por isso, se você teve algum problema muscular, opte pelo banho frio após realizar alguma atividade física, de musculação a caminhada. Se tiver banheira em casa, mergulhe na água fria por pelo menos 25 minutos.
5. Ajuda a queimar gordura
Isso pode ajudar a turbinar a sua dieta de emagrecimento. Tomar banho frio acelera o metabolismo e ajuda a eliminar aquelas gorduras persistentes que ficam nas laterais do corpo e abdômens, por exemplo. É o temido tecido adiposo. Claro que, para usufruir deste benefício, você deve fazer uma dieta, mas o banho frio pode acelerar o emagrecimento.
6. Reforça o metabolismo
Como dissemos no tópico anterior, o banho frio acelera o metabolismo. Assim que você entra em uma ducha de água fria ou banheira, seu corpo rapidamente reage para controlar a temperatura interna. Dessa forma, o metabolismo fica mais rápido. Assim, você perde calorias mais rápido e o seu corpo funciona melhor.
7. É a melhor forma de despertar
Muitas pessoas têm dificuldade em levantar da cama e precisam de um banho para começar o dia. Pois saiba que se você é assim e ainda toma banho quente, seu corpo vai ter ainda mais dificuldade para despertar, pois a alta temperatura é relaxante. Já o banho frio faz o contrário, pois estimula a circulação de oxigênio no organismo e, cansando aquela sensação de “acordar”. Pode ser difícil nos primeiros dias, mas seu corpo estará habituado em algumas semanas.
* Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.
Fonte: Tudo por Email