A acupressão é uma terapia alternativa que data de centenas de anos na qual é possível aliviar dores e melhorar tratamentos médicos ao pressionar algumas áreas específicas do corpo. Esta técnica também pode ser aplicada para melhorar a saúde dos olhos, pois, com o tempo, nossa visão enfraquece com a idade. Além disso, fatores como o estresse também podem fazer mal por causa da pressão nos músculos do pescoço, que afetam o fluxo sanguíneo aos olhos. Por isso, tente essas técnicas de acupressão a seguir e você sentirá a diferença com o passar dos anos. É uma técnica prática e segura.
1. Ao redor dos olhos
Esta área é chamada de soquete do olho. Massagear esta área vai relaxar os músculos oculares, reduzir a tensão no pescoço, nuca e ombros e ajuda aliviar dores de cabeça. Comece colocando os dedos indicador e médio sob a sobrancelha e faça movimentos circulares de dentro para fora, passando por todo o contorno dos olhos, como mostra a imagem acima.
2. Terceiro olho
Massagear este ponto ajuda a reduzir a pressão ocular e também evita dores de cabeça e congestão nasal. Este ponto relaxa completamente o sistema nervoso e ajuda a lidar com situações de estresse com mais facilidade. Coloque o dedo anelar na parte de cima do nariz, entre as sobrancelhas, e pressione-o por 7-8 minutos. Nesse meio tempo, você pode massagear suavemente a área, olhando sempre para frente ou mantendo os olhos fechados.
3. Ponte do nariz
Massagear este ponto ajuda a reduzir a tensão do olho, fadiga e vermelhidão. Este ponto fica sob as sobrancelhas, próximo à ponte do nariz, como mostra a imagem. Coloque os polegares nos dois lados da ponte nasal e aplique uma leve pressão. Faça isso uma vez por dia durante 5 minutos.
4. Narinas
Este ponto pode ajudar a deixar a visão mais clara e, ao mesmo tempo, prevenir dores de cabeça e problemas de sinusite. Coloque os dedos nos dois lados das narinas e massageie suavemente a área. Certifique-se de que seus dedos estão na borda das narinas e pressione ambos os pontos ao mesmo tempo. Faça isso uma vez por dia durante 5 minutos.
5. Parte interna
Trata-se da parte próxima aos canais lacrimais. Pressionar esta área relaxa os músculos dos olhos e deixa a visão mais clara. Basta pressionar com os dedos indicadores e, se quiser aplicar um pouco mais de pressão, também pode usar os polegares, com cuidado para não pressionar o próprio olho. Faça isso por 3 a 5 minutos ao dia.
6. Ponta dos polegares
De acordo com a medicina chinesa, as pontas dos polegares estão diretamente relacionadas aos músculos do pescoço. Estes músculos ajudam a nutrir os olhos através do fluxo sanguíneo que circula pelo pescoço para alcançá-los. Para fazer este exercício, é recomendável que você se sente em uma cadeira em uma posição confortável e simplesmente massageie a ponta do polegar direito usando sua mão esquerda e depois mude a mão direita. Faça isso por 3-5 minutos em cada polegar diariamente para ter uma visão mais clara e límpida.
7. Extremidade do dedão dos pés
Os dedos dos pés também estão conectados aos músculos do pescoço e olhos, e massageá-los pode ajudar a prevenir muitos problemas de visão, como alergias. Assim como no exercício acima, para massagear este ponto, sente-se em uma cadeira em uma posição confortável, segure o pé e pressione a ponta do dedão por 3-5 minutos em ambos os lados, todos os dias. Você também pode tentar andar na ponta dos pés – isso ajuda a melhorar a circulação, não apenas no pescoço, mas em todo o corpo.
É muito fácil massagear esses pontos de pressão, portanto é uma ótima e prática solução que você deve tentar se você tiver problemas de vista ou nos olhos em geral. Se você usa óculos, deve removê-los ocasionalmente ao longo do dia para descansar os olhos. Além disso, faça pequenos exercícios olhando para cima e para baixo, para os lados, e girando a visão para mantê-los firmes, pois, assim como todos os músculos do corpo, os músculos dos olhos também precisam de exercícios. Além disso, tente evitar passar muito tempo na frente do computador ou da TV, pois isso pode causar tensão ocular.
Fonte:Tudoporemail