Por: Revista Saber Viver Mais
Segundos pesquisas realizadas, para 75% da população é importante que lojas de rua, shoppings e supermercados, abram aos domingos e feriados. A pesquisa foi realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) em parceria com o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito).
Horário reduzido
Mesmo defendendo a abertura aos domingos, 45% dos pesquisados avaliam a possibilidade de funcionamento em horário reduzido.
Essa posição da população brasileira vai contra uma proposta apresentada pelo deputado Daniel Almeida, que prevê o fechamento de supermercados e hipermercados aos domingos.
Medida provisória
Até em abril está previsto uma votação da uma Medida Provisória que amplia a possibilidade de que todas as categorias possam abrir aos domingos e feriados.
De acordo com a pesquisa, 69% avaliam que o funcionamento de todos os estabelecimentos comerciais aos domingos nos mesmos horários que abrem de segunda a sexta aumentaria o número de vagas de emprego no mercado de trabalho.
“O fechamento do comércio, principalmente em determinados feriados, representa enorme prejuízo, o que, de forma direta ou indireta, prejudica os empregados. Quando o comércio deixa de vender, também deixa de investir e de contratar. Essa consequência não é boa nem para o comércio e nem para os trabalhadores”, afirma o presidente da CNDL, José César da Costa.
Com informações:R7