Por: Revista Saber Viver Mais
Após um plantão de 24 horas em uma emergência particular de São Gonçalo, Rio de Janeiro, a médica Carolina Lucas, de 32 anos, estava exausta após um turno sem pausa, mas mesmo assim ela resolveu publicar um desabafo que está viralizando nas redes sociais
O desabafo só confirma o que especialistas vêm alertando: Existe um grande crescimento no numero de casos de Covid-19 estado.
“Há pelo menos três semanas, a gente já vinha percebendo um aumento no número de pacientes com Covid-19 chegando à Unimed de São Gonçalo. Naquela sexta-feira, foi o cúmulo. Quando cheguei para trabalhar, já havia três pacientes esperando transferência para internação. Ao longo do dia, essa fila foi aumentando, com a chegada de 10, 20 pacientes buscando atendimento. Alguns muito graves. Éramos quatro médicos revezando, sem conseguir parar no almoço. Engolimos a comida para voltar ao trabalho. Eu só consegui fazer uma pausa às 3h, quando deitei um pouco para descansar e todos os pacientes foram transferidos. Foi quando escrevi o desabafo” conta a médica.
Dra Carolina foi infectada com o coronavírus em outubro, após voltar de licença maternidade em agosto. Ela é mãe de um menino de 4 anos e de uma bebê que nasceu em março.
“Em março, quando começaram as restrições, eu fiquei em casa assustada acompanhando as notícias e o trabalho dos colegas de longe. Sempre me questionei como estaria a situação quando voltasse. Eu tinha esperança de que as pessoas já estivessem mais conscientes do que estamos enfrentando, mas não foi o que aconteceu. Em agosto tudo parecia mais controlado, mas em meados de outubro, quando fiquei infectada, percebi que a situação foi piorando novamente” contou Carolina
Piora no quadro da pandemia
Carolina é especialista em neurologia e trabalha no CTI de outros três hospitais: o Hospital Oceânico, em Niterói, o Hospital Federal de Ipanema, na Zona Sul do Rio, e o Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes, na Zona Norte.
Ela conta que trabalhar em unidades diferentes de saúde a ajuda a ter uma visão da doença no estado, e faz um alerta sobre a piora da pandemia no estado do Rio de Janeiro.
“Vejo as dificuldades de quem pode arcar com um plano de saúde e os desafios ainda maiores de quem não pode. O cenário é ruim em todos os lados. É muito frustrante ver que as pessoas não estão se cuidando. Chego ao trabalho já agoniada, vendo pessoas nas ruas sem máscara, sem manter distanciamento algum”. lamenta.
Desabafo
O que a Dra Carolina espera é que a repercussão do seu desabafo contribua de alguma forma para a conscientização da população sobre os perigos constantes da Covid-19, e a grande importância de sempre continuar tomando as medidas para diminuir a transmissão da doença no país.
“Queria que as pessoas não perdessem o medo da doença. A pandemia não acabou. É necessário equilíbrio e seguir as regras para evitar o pior” ressaltou
Com informações:O Globo