Quem nunca teve aquela sensação de estar ‘caindo’ logo após pegar no sono e deu aquele pulo de susto?
Se você já sentiu isso, venha descobrir porque isso acontece, no artigo abaixo vamos lhe explicar o que é isso e o porquê, confira.
Isso é algo totalmente normal, e muito comum na grande maioria dos seres humanos. Por muito tempo cientistas estudaram estes tipos de reações do nosso corpo, e chegaram a um diagnóstico.
Trata-se de um fenômeno chamado espasmo hipnagógico – hipnagógico é o período de transição entre o sono e a vigília – e gera um movimento muscular involuntário.
Em casos raros, algumas pessoas relatam alucinações, longas sensações de queda, luzes fortes e barulhos vindos de dentro da cabeça durante esses espasmos.
Este fenômeno é muito comum e por diversas vezes nem é notado, principalmente quando não acorda a pessoa que passou por isso enquanto dormia.
Cerca de 60 a 70% das pessoas já tiveram o fenômeno. Esse efeito pode ocorrer devido a fatores como o stress, ansiedade, cansaço, cafeína, privação do sono.
Outra hipótese, seria um antigo reflexo primata para o relaxamento dos músculos durante o início do sono. O cérebro interpretava o relaxamento como um sinal de que o primata estava dormindo e caindo de uma árvore, fazendo com que os músculos reagissem rapidamente para acordar o animal.
Apesar de não ser considerado uma doença, é um sintoma considerado como um distúrbio no sistema nervoso.
Não há porque se preocupar, este fenômeno é totalmente normal.
Via: Mob Notícias