Imagem:Reprodução redes sociais

Todo casal tem suas reclamações universais um sobre o outro, mas uma das reclamações mais comuns que ouço de mulheres é como o marido ou namorado nunca faz “isso” ou sempre faz “aquilo”, e a mulher se torna a vítima trágica. Um exemplo muito popular é: “Eu cuidei de tudo ” em um certo cenário, “enquanto ele apenas ficou sentado lá e nem me perguntou se eu precisava de ajuda!”

Poderia ser você? Você está realmente em um relacionamento codependente e piorando as coisas agindo dessa forma? Deixe para o conselho tradicional de relacionamento negligenciar essa situação, mas você está continuando o ciclo. Você está dando ao seu marido “autoridade para fazer algo” e então continua permitindo isso? Se você não tem certeza, vamos ser um pouco mais específicos.

As mulheres que assumem essas cinco tarefas têm maridos que precisam se esforçar:

1. Planejamento/organização de eventos domésticos
Sempre que há um evento importante em sua casa (por exemplo, reunião familiar, festa de aniversário das crianças, jantar), você parece assumir a responsabilidade de cuidar de tudo, e seu marido simplesmente “aparece”.

O que você pode fazer em vez disso : Seja adulta e não presuma que seu marido deve pensar como você ou que ele lê mentes. Simplesmente dê a ele uma lista de tarefas que você gostaria de delegar a ele , e se ele for do tipo que precisa “se sentir mais no controle”, escreva uma lista de tarefas e peça para ele escolher aquelas que ele pode assumir.

2. Cuidados primários com seus filhos

Isso quase sempre parece ser um problema com casais. De alguma forma, a regra tácita imediatamente se torna: A esposa é responsável pelas crianças. Hum, elas também são filhos dele , lembra? E da última vez que verifiquei, a sociedade de hoje não é como Little House on Prairie no que diz respeito a papéis de gênero.

O que você pode fazer em vez disso: delegue, delegue, delegue com o que permitirá que ele se sinta bem-sucedido como pai. Se seus filhos estão em idade escolar, não há razão para que seu marido não possa participar de algumas das viagens matinais para a escola.

Se ele gosta de esportes, então nomeie-o como o “capitão” de gerenciar tudo para a Little League. Se seu marido é o que eu chamo de “cocô-fóbico” (ele não quer ser incomodado com o cocô), agora é a hora de acostumá-lo. O céu é o limite no que diz respeito ao que você pode delegar a ele e, no mínimo, para o bem do relacionamento dele com seus filhos, ele deveria assumir um número razoável de responsabilidades.

3. Gerir as finanças/orçamento da casa

Se você é a única no casamento que está sozinha na administração das finanças ou contas, etc., ou se você está no escuro porque seu marido está no controle de tudo , nenhum dos dois está certo. Ambas as pessoas precisam ser igualmente informadas e responsáveis. De acordo com uma pesquisa da American Psychological Association , 31% dos casais dizem que o dinheiro é uma grande fonte de conflito em seus casamentos.

O que você pode fazer em vez disso
: Independentemente de você estar no comando das finanças ou não, seria conveniente que ambos tivessem uma reunião mensal onde vocês compartilhassem informações atualizadas sobre finanças, contas e dinheiro. Se vocês têm contas bancárias compartilhadas, ambos devem ter acesso às contas sempre que necessário.

4. Atuar como anfitrião “honorário” quando há visitas de familiares alargados

É quando seu marido convenientemente entra no quarto para assistir TV quando a família extensa vem visitá-lo, enquanto você fica para “entreter” a todos .

O que você pode fazer em vez disso : explique ao seu marido que, embora ele possa não estar interessado em conversar com a família extensa, é trabalho dele ser o anfitrião e que fugir para outro cômodo não é um bom apoio.

5. Ser íntimo por obrigação

Isso não é aceitável, principalmente em um relacionamento de longo prazo.

O que você pode fazer em vez disso: Fale. Diga a ele o que você precisa em termos de intimidade e ajude-o a entender o que ajudará você a se sentir mais satisfeita no casamento.

Não dizer nada a ele só está te machucando. Pesquisas de 2021 confirmam que os casais são mais felizes quando têm uma comunicação saudável um com o outro.

Texto originalmente publicado no Your Tango, livremente traduzido e adaptado pela Equipe da Revista Saber Viver Mais.