Falta de ar, náusea e tontura são manifestações confundidas com as de asma e gastrite, entre outras.
O infarto é uma doença traiçoeira, os sintomas podem durar vários dias. Pode dar sinais claros de que está ocorrendo, como dores do lado esquerdo do peito, ou ainda outros que não despertam suspeitas — uma sensação súbita de indigestão, por exemplo.
O infarto hoje é uma das maiores causas de mortes no mundo. A maioria dos pacientes não sabe distinguir os sinais do infarto dos de outras doenças, segundo o cardiologista César Jardim, do HCor.
O infarto acontece quando uma artéria próxima ao coração é obstruída por placas de gordura. Sem receber oxigênio e nutrientes trazidos pelo sangue, o coração morre.
Isso explica o desconforto em costas, ombros, mandíbula e estômago e as náuseas sentidos por quem, em seguida, infarta.
Apesar dos sintomas, o infarto pode se manisfestar de uma forma diferente em homens e mulheres:
Em homens
Dores típicas:
Dor parecendo queimação, com aperto no peito, que pode variar a intensidade (repentino e persistente).
A dor pode se irradiar para as costas, mãos, ombros e braço esquerdo. Sintomas que são confundidos com dor na garganta e de dentes, no pescoço e na mandíbula.
Dores Atípicas:
Muitas vezes o infarto é confundido com uma gastrite, pois a dor surge no estômago, em forma de queimação ou aperto.
Leia também: Mulher se forma em nutrição aos 87 anos em Jundiaí
Com menos frequência a dor pode surgir no meio do peito, na região chamada esterno, mas conhecido como retroesternal
Em ocasiões raras a dor pode se irradiar par ao braço direito causando dor e formigamento.
Em mulheres
Dores típicas:
Mulheres podem manisfestar os mesmos sintomas que os homens. Mas em geral os sintomas típicos costumam a ser diferentes.
Em vez de formigamento no braço e forte dores no peito, o infarto causa dores no estomago e nas costas.
Em cada cinco casos, uma se manifesta de forma atípica, com dor leve ou até inexistente. Esse tipo de manifestação é mais comum em mulheres diabéticas ou com idade avançada.
Dores atípicas:
Falta de ar, enjoos, desconforto no peito e arritmia podem ocorrer de forma isolada,mas geralmente existe uma combinação repentina entre elas.
O mais importante, se você sentiu alguma das coisas que foram descritas acima, não espere a dor melhorar ligue imediatamente para 192
* Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.
com informações: Drauzio Varella