Um dos maiores problemas que afetam nossa dieta – e também nossa saúde – é quando surge aquela vontade de comer.

Você já almoçou e, no meio da tarde, mesmo sem fome, vem aquela vontade de comer um doce, batata frita ou qualquer outra ‘bobagem’ repleta de calorias vazias que podem causar obesidade e problemas de saúde.

No entanto, estudos recentes descobriram que o consumo de alimentos picantes ajuda a reduzir essas vontades.

sabervivermais.com - Estudo Científico Revela: Coma Mais Pimenta e Reduza Vontade de Comer

A surpreendente ligação entre alimentos picantes e salgados

O sal está na maioria dos alimentos que consumimos, até mesmo naqueles que parecem “inocentes”, como cereais e produtos lácteos.

No Ocidente, o excesso de consumo de sal se transformou em uma epidemia, principalmente por causa do consumo de alimentos processados.

Tal epidemia aumentou o número de pessoas hipertensas, doenças cardiovasculares e morte prematura causada por AVC doenças cardíacas e outras enfermidades relacionadas.

Às vezes, a vontade de comer coisas salgadas vem alternada com o mesmo desejo de consumir doce, e em alguns casos podem até vir juntas.

O problema se desenvolve e piora ao consumir alimentos mais salgados e doces porque nosso limiar de satisfação aumenta e precisamos de mais sal e açúcar para satisfazer essas vontades. Isso prejudica a saúde e pode levar a uma luta de peso prolongada e frustrante.

No entanto, há boas notícias em relação a isso: um estudo recente descobriu que pessoas que comem mais alimentos picantes consomem menos sal e têm menos hipertensão do que aqueles que não o fazem.

Um estudo feito com 600 participantes na China, cujos cérebros foram examinados com tomografia computadorizada, descobriu que partes do cérebro que responderam menos ao desejo de comer alimentos salgados e quentes estavam sobrepostas.

Em outras palavras, o consumo de alimentos picantes aumenta a sensibilidade ao sabor salgado e, assim, nos ajuda a consumir menos. De acordo com os pesquisadores, a comida picante “engana” o cérebro ao pensar que realmente comemos alimentos salgados.

E quanto aos doces?

Outra descoberta importante, que ainda está nos estágios iniciais da pesquisa, vem da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, que encontrou conexões interessantes entre o consumo de alimentos picantes, a vontade de comer doces e o nível de atividade.

O estudo descobriu que a capsaicina, um composto químico natural encontrado em alimentos picantes e responsável pela sensação de ardência, promove muitos benefícios para a saúde.

De acordo com o estudo, a capsaicina tem a capacidade de suprimir o apetite e aumentar o gasto energético, e de acordo com o outro estudo da mesma universidade, as pimentas vermelhas reduzem o desejo de açúcar e doces.

sabervivermais.com - Estudo Científico Revela: Coma Mais Pimenta e Reduza Vontade de Comer
SONY DSC

Os resultados mostram que a adição de apenas metade de uma colher de chá de pimenta vermelha no almoço, entre as pessoas que não estavam acostumadas a isso, reduziu o apetite por alimentos salgados, gordurosos e doces, reduzindo até 70 calorias das refeições seguintes – calorias que, quando somadas, fazem uma diferença significativa.

Embora existam dados contraditórios sobre o efeito de alimentos picantes sobre a vontade de açúcar entre pessoas que estão acostumadas a comer alimentos picantes, pode-se dizer que as descobertas dos estudos são válidas e vale a pena tentar, já que não causa problemas à saúde.

Dica:
Para aqueles que não estão acostumados a comer alimentos picantes, uma boa ideia é começar com quantidades pequenas e se acostumar com o gosto gradualmente.

Tente cozinhar seu prato favorito e adicione uma pequena quantidade de especiarias, incluindo pimenta vermelha.

Nota: A Revista Saber Viver Mais divulga conteúdos populares de caráter, muitas vezes, não científico. Procure sempre profissionais da saúde para diagnósticos e tratamentos.

Fonte: Tudo Por Email