Por:Stael Ferreira
A caminhada é um ótimo exercício e o mais natural para o ser humano. É gratuito, pode ser feito a qualquer momento e não necessita de habilidades para sua prática, já que o fazemos desde nosso primeiro ano de vida. Ao caminhar construímos músculos fortes, tendões mais flexíveis e ainda movemos braços e mãos de maneira coordenada.
A caminhada melhora a capacidade respiratória reduz os riscos de problemas cardíacos, ativa o metabolismo e evita a retenção de líquidos.
Todos esses benefícios já são bastante conhecidos e até aí não há grandes novidades, mas em um estudo feito pela escola de economia de Londres, a médica Grace Lordan, analisando os relatórios da pesquisa anual de saúde da Inglaterra com foco em atividades que aumentam o condicionamento físico da população, identificou um padrão de índice de massa corporal menor e cintura mais fina entre as pessoas que praticavam caminhada todos os dias.
O surpreendente do estudo é que os resultados alcançados eram mais eficientes do que malhar em uma academia e mais – eram especialmente perceptíveis entre mulheres e pessoas acima dos 50 anos!
Porém, esses resultados só são alcançados se algumas regras forem seguidas. São três:
1. Ritmo
No estudo da Dra. Grace Lordan, as pessoas caminhavam rapidamente. Se o objetivo é perder peso, a caminhada deve ser rápida e não apenas um passeio. O passeio também é benéfico à saúde, mas os efeitos melhores que academia somente se for uma caminhada vigorosa que faça suar e seja coordenada com a movimentação dos braços, postura correta – peito para frente, abdômen contraído e corpo reto.
2. Regularidade
Não adianta fazer uma vez ou outra. Tem que ser todos os dias ou 3, 4 vezes por semana. A regularidade é importante também para baixar a pressão arterial e índice glicêmico de diabéticos.
3. Tempo
O ideal é 1 hora de caminhada para quem quer perder gordura. Mas, trinta minutos já produzem bons resultados como queima do açúcar circulante em diabéticos, baixa da pressão arterial, combate a depressão e outros problemas mentais, além de beneficiar o cérebro. As válvulas cardíacas passam a funcionar melhor oxigenando todo o corpo, retarda o envelhecimento, diminui os efeitos do estresse, evita osteoporose e melhora a atividade sexual, além de manter o corpo em forma.
Após os 30 minutos é que começa a queima de gorduras, portanto a caminhada visando a perda de gordura corporal deve se estender por pelo menos mais 15 minutos.