É inegável a importância da presença do pai para a criação de filhos independes e seguros de si. Entretanto, muitas vezes os pais não se dão conta de como a sua presença pode impactar o crescimento dos seus filhos, principalmente as meninas, tendo reflexos positivos ou negativos na vida adulta.
Essa presença paterna não quer dizer apenas suporte financeiro, mas também carinho, afeto, ter um modelo a seguir. Para meninas, que vão se tornar mulheres e potencialmente se envolver com o sexo oposto, a presença ou ausência dos pais na infância pode determinar o seu comportamento perante os homens. Não é à toa que em inglês existe a expressão “Daddy esses” para dizer que alguma mulher, já adulta, teve problemas relacionados a ausência do pai na infância e que afetam negativamente a sua vida adulta e a maneira com que se relacionam.
Importância da presença paterna
Para entender o quão determinante a presença paterna na infância pode ser, a Dra. Linda Dra. Linda Nielsen, professora de psicologia da Universidade Wake Forest, na Carolina do Norte fez um estudo com mais de 250 meninas, que tiveram ou não a presença do pai no seu crescimento. Essa presença ou ausência paterna afeta principalmente as mulheres, pois, nas palavras da Dra. Nielsen,
“Se você tem um bom relacionamento com o seu pai, então você não está desesperada buscando aprovação masculina: você já a tem. Se você está acostumada a ser bem tratada por seu pai e você não tem que ser perfeita para que ele te ame, isso é o que você vai esperar de outros homens”
O contrário também tem efeitos negativos, segundo a Dra. Nielsen. Se a menina não teve a presença do pai na infância, ou ainda o pai era distante e frio, a tendência é que ela, ao crescer, escolha homens com características similares para se relacionar. Isso porque é um tipo de relação que ela já conhece, ela já sabe lidar com esse tipo de homem. Além disso, esse tipo de mulher tende a não se relacionar com outros tipos de homem, com receio de mudar esse padrão.
Pai super-herói?
Ao dizer que a presença do pai é de extrema importância na vida e crescimento das meninas, muitos já começam a pensar que o pai tem que ser um verdadeiro super-herói na criação dos filhos. A verdade é que a menina espera apenas que o pai esteja do seu lado, ela espera confiança do pai.
A criança enxerga o seu pai como uma rocha, um porto seguro, alguém que vai estar ao seu lado nos momentos mais difíceis. Por mais que na teoria pareça que o pai precisa ser um super-heroi, pequenas atitudes demonstram isso. Seja o segurar a mão enquanto a sua filha brinca no balanço, ou até aquele desejo de sucesso antes de uma prova difícil. Isso são exemplos de como se demonstrar presente e confiante na sua menina.
* Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.
- Siga a Revista Saber Viver Mais no Instagram aqui.
- Curta a Revista Saber Viver Mais no Facebook aqui.
Via: Melhores Conselhos