Cerca de 5 mil pessoas enfrentaram horas de fila na chuva para descobrir se poderiam doar medula óssea para Oscar, um menino de 5 anos que luta contra um câncer raro, em Worcester, na Inglaterra.
Os voluntários se reuniram para fazer o teste na escola do menino, que abriu as portas no último fim de semana (2 e 3) no esforço de busca por um doador compatível.
Os médicos do pequeno Oscar Saxelby-Lee afirmam que ele tem cerca de 3 meses para receber a doação que pode salvar sua vida. O menino foi diagnosticado com uma forma agressiva de leucemia em 28 de dezembro do ano passado.
Especialistas estimam que a cada 100 mil possíveis doadores sem laço de sangue, o paciente terá compatibilidade com apenas um.
Além da divulgação da escola, os pais de Oscar criaram uma campanha online para atrair doadores. Um voluntário compatível ainda não foi encontrado, mas as buscas continuam.
No Brasil, as doações de medula óssea podem ser feitas através do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Para doar, é preciso primeiro se cadastrar em um hemocentro e depois aguardar até que um receptor compatível seja encontrado.
- Siga a Revista Saber Viver Mais no Instagram aqui.
- Curta a Revista Saber Viver Mais no Facebook aqui.
Fonte:Revista da Gente