Conhecimento

Adesivo para tratamento de Alzheimer já está disponível pelo SUS

O Sistema Único de Saúde (SUS) já está disponibilizando um novo medicamento de tratamento para Alzheimer, uma das dez doenças que mais causam mortes no Brasil.

O Rivastigmina, que já é oferecido nas formas de comprimido e solução oral, agora também pode ser adquirido como adesivo transdérmico.

A Rivastigmina, um composto que aumenta a quantidade de acetilcolina. Essa é uma molécula neurotransmissora que ajuda o sistema nervoso a processar informações. O problema é que vários pacientes relatam sentir efeitos colaterais ao ingerir as versões em comprimido e solução do remédio.

A versão em adesivo não terá a absorção no estômago e sim pela pele chegando a corrente sanguínea, minimizando assim os efeitos colaterais. O adesivo de Rivastigmina será oferecida aos pacientes do sistema público em dois tamanhos: 5 e 10 centímetros.

Como funciona?

O adesivo libera a substância ao longo de 24 horas, o que evita a chamada flutuação de dose, quando a medicação tem aumentos e diminuições de presença no organismo conforme a metabolização do corpo.

É recomendado que se faça um revezamento nas partes do corpo onde o adesivo é aplicado, para que se evite possíveis reações na pele.

Não custa lembrar que é necessário consultar especialistas para obter orientações sobre o uso deste e de qualquer remédio contra o Alzheimer.

Como ter acesso

O Ministério da Saúde, já disponibiliza o medicamento nas as unidades de saúde responsáveis pela distribuição deste tipo de remédio.
Os pacientes devem atender a alguns critérios de elegibilidade dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas e apresentar os seguintes documentos em um estabelecimento de saúde designado:

  • cópia do Cartão Nacional de Saúde (CNS);
  • cópia de documento de identidade, cabendo ao responsável pelo recebimento da solicitação atestar a autenticidade de acordo com o documento original de identificação;
  • Laudo para Solicitação, Avaliação e Autorização de Medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (LME), adequadamente preenchido;
  • prescrição médica devidamente preenchida;
  • documentos exigidos nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas publicados na versão final pelo Ministério da Saúde, conforme a doença e o medicamento solicitado; e
  • cópia do comprovante de residência.

Veja a reportagem sobre o adesivo pelo SUS:

Informações:G1

Saber Viver Mais

Viva Mais! Viva Melhor!

Recent Posts

A Netflix traz o filme mais esperado do último ano

O filme "A Baleia", estrelado por Brendan Fraser, leva os telespectadores para a história de…

13 horas ago

5 Lançamentos da Netflix em novembro de 2024

Superbad – É Hoje | 01/11/2024 Não recomendado para menos de 16 anos Evan (Michael…

14 horas ago

Os dois eletrodomésticos que você nunca deve colocar juntos na cozinha

Deixar esses eletrodomésticos juntos pode interferir no bom funcionamento de ambos É comum a gente…

2 semanas ago

10 traços sutis de um casamento que está prestes a acabar

Todo casamento tem obstáculos para superar. A vida de casado pode parecer dirigir um carro…

2 semanas ago

5 características comuns de homens não casáveis, segundo a psicologia

Esses cinco homens vão te manter acordada à noite, e não de um jeito bom.…

2 semanas ago

Se as mulheres querem entender os homens, aqui estão 7 pequenas coisas que elas devem saber

Entender os homens tem sido um dilema para muitas mulheres há muito tempo. O que…

2 semanas ago