Os problemas relacionados à visão afetam milhões de pessoas no mundo todo. Se você olhar seus parentes e amigos, você concordará conosco que as pessoas que usam óculos e / ou lentes de contato são muitas.
As razões para a má visão podem ser muitas: Hereditárias ou mais banais, causadas por tensão excessiva nos olhos prolongado no tempo (muita TV ou muito trabalho no PC). Existem aqueles que não têm problemas em usar óculos e aqueles que preferem as lentes.
Muitos avanços foram feitos no campo da oftalmologia ao longo dos anos. Existem por exemplo operações cirúrgicas que melhoram a visão. Porém por serem tecnologias recentes, os preços não são acessíveis a maioria dos cidadão com rendimentos “normais”.
Uma notícia importante vem de pesquisadores de Israel: o teste (resultado positivo) do ‘gotas nano’ em ‘nano cai’ italiano, o que melhoraria a vista sem de intervenções cirúrgicas.
A equipe de pesquisadores (oftalmologistas) de Nanotecnologia e Materiais Avançados Instituite no Bar Illan Universidade e conjunto com uma equipe da Shaare Zedek Medical Center têm trabalhado um colírio para reparar a córnea e melhorar a visão a partir de distâncias curtas e longas.
Essa solução, composta de nanopartículas chamadas “nano gotas”, foi testada em porcos inicialmente. No momento em que estamos em fase de desenvolvimento, os resultados finais chegarão até o final do ano. Se tudo correr como deveria, óculos poderia ser algo que pertence ao passado.
Esse experimento realizado em porcos foi bem-sucedido, serão feitos mais estudos afim de determinar com certeza que as “gotas de nano” são eficazes.
De acordo com o líder do grupo de pesquisa, Dr. David Smadja, essas gotas “oftálmicas” podem revolucionar os tratamentos oftalmológicos em geral e ter resultados concretos em pessoas com miopia, hipermetropia e outros problemas de visão. O anúncio de que o teste foi bem sucedido foi dado pelo próprio Dr. Smadja no auditório “Steinberg” em Jerusalém.
No entanto, não foi especificado com que frequência as gotas terão que ser aplicadas para realmente substituir os óculos velhos e caros, portanto, neste aspecto específico, a informação ainda é muito pequena.
* Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.
Informações: Coruja Prof.