Quando o assunto são primatas inteligentes não tem para mais ninguém além dos chimpanzés. Esses animais são os primatas do gênero Pan e são divididos em duas espécies mais conhecidas, que são as dos chimpanzés e também dos bonobos.
O mais curioso sobre os chimpanzés é o fato de que eles são os parentes mais próximos do ser humano, porém não é normal que esses primatas andem como os humanos apoiados sobre duas pernas.
Maus-tratos
Após anos de maus-tratos, alguns chimpanzés que vivem no Santuário de Chimpanzés Sweetwaters, no Quênia, se acostumaram a andar assim. No continente africano existe um comércio ilegal de animais, e muito desses primatas acabam indo morar em casas como animais de estimação ou exposição.
Porém os chimpanzés são fortes e agressivos, e com a idade eles se tornam voluntariosos e os seus donos não conseguem mais controlá-los, e muitos acabam em jaulas minúsculas ou acorrentados.
Um desses casos é o chimpanzé Max, ele foi maltratado. “Se ele vê alguém vestindo uma roupa de caçador ou camuflada, ele fica agressivo, porque lembra como seus pais foram mortos”, diz o cuidador de animais Timothy Mwangim.
Satuários na África
A África está adotando algumas políticas para que os maus-tratos a esses animais sejam cada vez mais raros. Existem alguns santuários espalhados pela África que cuidam hoje de mais de 800 animais resgatados.
Com informações: BBC