Vida Saudável

Aprenda 10 hábitos que podem prolongar sua vida

O mundo todo está em uma corrida frenética, as pessoas estão sempre com pressa e sem tempo. Preocupações com o trabalho, com reuniões de negócio e com a família aumentam a cada dia.

E nesse ritmo efervescente a população esquece que a vida é um presente, uma bênção que foi concedida a todos e que deve ser bem vivida e aproveitada. Esquece de cuidar da própria saúde e de ter uma boa qualidade de vida.

Em 2007, pesquisadores da Universidade de Cambridge divulgaram um estudo comprovando que hábitos saudáveis como fazer atividade física, comer frutas e vegetais, não ingerir álcool e não fumar aumentam a expectativa de vida em até 12 anos.

Pequenos hábitos e mudanças no dia a dia podem ajudar o ser humano a ter uma melhor qualidade de vida. Criar um novo hábito pode não ser muito fácil, mas é a melhor opção para quem quer viver mais. A parte mais difícil da mudança está nos primeiros 120 dias, após esse prazo a mudança torna-se um hábito e passa a ser parte da rotina de cada um.

Para essa mudança saudável, listamos dez hábitos que vão prolongar a sua vida:

Praticar exercícios físicos

A atividade física além de ajudar a ter mais saúde, ajuda a pessoa a ter mais disposição, a ser mais produtiva e mais feliz.

Deixar o prato colorido

Quando há esse contraste de cores a refeição está completa. Cientistas holandeses confirmaram que deixar o prato colorido com hortaliças e frutas de diferentes tipos ajuda a evitar o desenvolvimento de tumor no pulmão.

Diminuir o consumo de doces e açúcar (principalmente o refinado)

Algumas doenças como a diabetes, dos vasos sanguíneos e cardíacas são causadas pela grande quantidade de açúcar. O açúcar contém muita caloria e contribui para o acúmulo de gorduras, na barriga principalmente.

Comer grande variedade de alimentos várias vezes ao dia em porções reduzidas

Comer várias vezes ao dia ajuda no funcionamento do intestino e deixa o metabolismo alto.

Ter uma boa noite de sono

É tão importante para prevenir doenças quanto comer bem ou praticar exercícios. O ideal é ter um horário para deitar e despertar. O neurologista Rubens Reimão, do Hospital das Clínicas de São Paulo afirma que “esses cuidados são cruciais para que o organismo relaxe e cumpra tarefas exclusivas da madrugada”.

Beber pelos menos 2 litros de água por dia

A nutricionista Tânia Rodrigues conta que o corpo de um adulto gasta em 24h uma média de 2 litros de água em funções como respiração, digestão, transformação dos nutrientes em energia e outras tarefas.

O que foi consumido precisa ser reposto. Além do envelhecimento precoce, a desidratação ajuda no aparecimento de doenças como alergias, asma, enxaqueca, entre outras.

Diminuir o consumo de sal, assim como temperos prontos e caldos de carne

De acordo com o cardiologista Leno Lopes, “quando o sal entra no corpo, ele é absorvido pelo intestino e vai direto para o sangue. Se é consumido em grande quantidade, cai na mesma proporção nos vasos.

Como a água do corpo é sugada pelo cloreto, o organismo, na tentativa de manter o equilíbrio e normalizar a falta de água, eleva a pressão arterial para aumentar o fluxo de sangue circulando”.

Diminuir as frituras

Os alimentos fritos têm características inflamatórias, podem trazer resistência à insulina, acúmulo de gordura abdominal e aumento da pressão arterial. Dê preferência aos óleos de origem vegetal na preparação dos alimentos – óleo de girassol, de soja e de canola.

Elimine o refrigerante

É uma bebida que contém muito açúcar e nenhum valor nutricional. Possui uma grande quantidade de sódio, o que pode aumentar a pressão arterial. Os refrigerantes do tipo cola deixam os ossos mais fracos, pois elimina o cálcio.

Tenha uma atitude positiva e um tempo para lazer

Não leve a vida tão a sério, evite pensamentos improdutivos e pessimistas. Ame mais, sorria mais, viaje mais e preocupe-se menos.

Com esses hábitos não teremos apenas uma vida mais longa, teremos também uma vida mais feliz. Sigamos o que Brigham Young, um líder religioso, ensinou: “procuremos portanto ampliar ao máximo a vida presente, observando todas as leis de saúde, preparando-nos para uma vida melhor, pelo correto equilíbrio entre o trabalho, estudo, repouso e recreação”.

Fonte: Família.com.br
Autor: Patty Moura Rossetti

Saber Viver Mais

Viva Mais! Viva Melhor!

Recent Posts

Netflix revela teaser do filme interrompido por problemas de saúde de Jamie Foxx

A Netflix divulgou o trailer de “De Volta à Ação”, comédia que tirou Cameron Diaz…

1 hora ago

A Netflix traz o filme mais esperado do último ano

O filme "A Baleia", estrelado por Brendan Fraser, leva os telespectadores para a história de…

20 horas ago

5 Lançamentos da Netflix em novembro de 2024

Superbad – É Hoje | 01/11/2024 Não recomendado para menos de 16 anos Evan (Michael…

21 horas ago

Os dois eletrodomésticos que você nunca deve colocar juntos na cozinha

Deixar esses eletrodomésticos juntos pode interferir no bom funcionamento de ambos É comum a gente…

2 semanas ago

10 traços sutis de um casamento que está prestes a acabar

Todo casamento tem obstáculos para superar. A vida de casado pode parecer dirigir um carro…

2 semanas ago

5 características comuns de homens não casáveis, segundo a psicologia

Esses cinco homens vão te manter acordada à noite, e não de um jeito bom.…

2 semanas ago