Conhecimento

Austrália: eles conseguiram de um modo eficiente e barato salvar a água da poluição plástica (podemos fazer o mesmo!)

A cidade de Kwinana, na Austrália, conseguiu com um método incrivelmente simples e eficaz remover praticamente todo o lixo da água do esgoto.

O Sistema que é chamado de StormX, vem apresentando excelentes resultados, foi instalado no verão passado, e é realmente simples: basicamente se instala uma rede na saída do tubo de drenagem que ajuda a capturar pequenos e grandes detritos que poderiam contaminar o meio ambiente.

Como foi feito:

Primeiro as autoridades instalaram duas redes de teste, para ver se o sistema funcionava. Os resultados foram incríveis. Ao longo de 4 semanas, as redes capturaram  mais de 360 kg de lixo.

Com o sucesso do StormX, decidiu-se por instalar mais dessas “armadilhas de resíduos”, por toda a cidade para minimizar a poluição e os efeitos negativos sobre a vida selvagem e o meio ambiente.

O sistema se mostrou bastante eficiente  porque economiza dinheiro em outras frentes. Por exemplo, a cidade reduziu as despesas para a remoção manual de detritos dos tubos de drenagem.

“As redes reutilizáveis do tipo comercial fazem a captura completa dos poluentes maiores e de até 5 mm, incluindo materiais orgânicos (como folhas) que poderiam reduzir os níveis de fósforo e nitrogênio em nossa água. Esta solução econômica para lixos e detritos no escoamento de águas pluviais é altamente eficaz para um ‘primeiro descarte’”, explica a empresa que os criou.

As redes foram instaladas em orifícios de drenagem de concreto de 750 mm e 450 mm de diâmetro e foram limpas três vezes. Nenhum animal fora capturado desde o início da operação experimental. As autoridades de Kwinana planejam instalar novas redes em três locais adicionais.

Mas o que acontece quando as redes estão cheias de lixo?

Quando as redes estão saturadas de lixos, elas são retiradas e os detritos jogados em caminhões especiais e transportados para os centros de triagem. Lá, todo o material é separado em o que pode ser reciclado e não reciclado, e depois tratado. Após o processo as redes são reinseridas nos tubos de drenagem e continuam a fazer seu trabalho.

Este novo sistema de filtragem, mostra mais uma vez que pequenas ações são importantes, e trazem um enorme impacto positivo ao meio ambiente.

* Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

  • Siga a Revista Saber Viver Mais no Instagram aqui.
  • Curta a Revista Saber Viver Mais no Facebook aqui.

Com informações: GreenMe

Saber Viver Mais

Viva Mais! Viva Melhor!

Recent Posts

Garoto de 15 anos que foi capa da Times criou sabonete para tratar câncer de pele

Heman Bekele faz experiências desde pequeno e vem chamando atenção no mundo da  ciência com…

13 minutos ago

Ela fingiu ter câncer para fazer sucesso na internet: A nova série da Netflix inspirada em história ‘meio real’

Quem acompanha as movimentações ininterruptas das redes sociais já se chocou com histórias bem inusitadas…

26 minutos ago

Leandro Hassum interpretará Silvio Santos em novo filme sobre o apresentador

Intitulado Silvio Santos Vem Aí, a produção do filme começou na última semana, em São…

35 minutos ago

Netflix revela teaser do filme interrompido por problemas de saúde de Jamie Foxx

A Netflix divulgou o trailer de “De Volta à Ação”, comédia que tirou Cameron Diaz…

22 horas ago

A Netflix traz o filme mais esperado do último ano

O filme "A Baleia", estrelado por Brendan Fraser, leva os telespectadores para a história de…

2 dias ago

5 Lançamentos da Netflix em novembro de 2024

Superbad – É Hoje | 01/11/2024 Não recomendado para menos de 16 anos Evan (Michael…

2 dias ago