O bilionário e CEO da Tesla e SpaceX, Elon Musk, anunciou um chip cerebral desenvolvido por uma de suas empresas, a Neuralink, que pode combater a esquizofrenia, o autismo e a perda de memória.
O chip deve auxiliar no tratamento de transtornos neurológicos e no combate à perda de memória, que acontece naturalmente com o envelhecimento. Anteriormente, o empreendedor já havia mencionado a possibilidade de auxílio no tratamento de Parkinson e Alzheimer.
A intenção é que o chip com inteligência artificial, que está sendo testado em macacos, seja implantado no cérebro de seres humanos, conectando-os a computadores.
Superinteligência
A expectativa é que ele crie um laço neural entre pessoas e tecnologia, aumentando nossas capacidades e nos equiparando às máquinas.
“A Neuralink tem o objetivo de resolver o risco existencial associado a superinteligência artificial digital. Nós não seremos mais inteligentes do que um super computador, então, se não pode vencê-los, junte-se a eles”, disse Musk no podcast Artificial Intelligence, de Lex Fridman.
A Neuralink publicou um documento técnico em julho sobre o design do chip que pode ajudar muitas pessoas que vivem no espectro ou sofrem de problemas como demência.
Via:SNB