Um novo estudo publicado na Revista Nature, realizado por pesquisadores da Universidade de Nova York, descobriu que o cabelo branco pode ser reversível. Assim, os cientistas procuram agora desenvolver um tratamento mais eficaz para prevenir a aparição dos cabelos grisalhos. A causa da perda de coloração capilar está na falta de células-tronco no fluxo do couro cabeludo do indivíduo. Dessa forma, os pesquisadores pretendem estimular a ação dessas células e criar um tratamento que interrompa o envelhecimento dos fios.

O estudo revelou que as células-tronco são capazes de se converter em diferentes tipos de células e movimentar-se por diferentes compartimentos de crescimento dos fios. É certo que, com o processo natural de envelhecimento, essa capacidade diminui e a principal consequência é o aparecimento dos cabelos brancos.

sabervivermais.com - Cabelo branco pode ser reversível, afirmam cientistas dos Estados Unidos
Foto: Ilustração Pixabay (Cabelo branco pode ser reversível, afirmam cientistas dos Estados Unidos)

Durante o crescimento dos cabelos, as células giram continuamente entre os compartimentos do folículo piloso em desenvolvimento. só para ilustrar, os melanócitos são os principais controladores da pigmentação capilar e estão expostos aos efeitos que influenciam seu pleno funcionamento dentro desses compartimentos.

Os resultados da pesquisa sugerem que um número crescente de células-tronco de melanócitos fica presa em um compartimento específico, chamado protuberância do folículo piloso, onde vão se acumulando e interrompendo o fluxo contínuo de células. Por isso, a descoberta pode possibilitar tratamentos que estabeleçam esse fluxo contínuo de células, permitindo o desenvolvimento de novos tratamentos para os cabelos brancos.

Em resumo, cientistas descobriram que o cabelo branco pode ser reversível e pretendem desenvolver um tratamento para interromper o envelhecimento dos fios. Não há duvidas de que, a pesquisa oferece novas possibilidades para prevenir e tratar a perda de coloração capilar, que é um problema comum para muitos homens e mulheres.

Com informações: Revista Nature

Por: JOTTA