Conhecimento

Casal de turistas acham salgadinho vencido há 20 anos no mar e post viraliza

Um casal de turistas encontrou uma embalagem de salgadinho, que exibia uma data de validade de 2001, enquanto faziam uma trilha em Cananéia, no litoral de São Paulo.

Estava há uns cinco metros do mar. De início, eu achei incrível, já que adorava esse salgadinho exatamente nessa época, quando eu era criança, mas então me lembrei que isso já faz quase duas décadas e, infelizmente, aquele objeto não tinha se decomposto”, conta.

De acordo com o jovem, ele resolveu postar o ocorrido nas redes sociais como forma de conscientização e informação aos amigos, já que muitos colegas são especialistas ambientais. A postagem teve grande repercussão, rendendo milhares de compartilhamentos em poucas horas.

“Atrás tinha a data de validade, que estava um pouco apagada. Só conseguia ver o dia, o mês, e um pouco da parte inferior da embalagem, o que me fez pensar se era de 2001 ou 2007, porém uma rápida busca na internet me mostrou que aquela embalagem era comum em 2000, e em 2007 já havia mudado o design”, relata.

Na postagem, ele destacou que a embalagem deveria estar há praticamente 20 anos no mar. “Por algum motivo – negligência ou esquecimento – a embalagem que fora usada em seu consumo final por menos de dez minutos foi deixada na praia, então engolida pela maré alta e esquecida como uma ruína da civilização ocidental, ruína essa que demorará décadas para degradar (sic)”, escreveu.

Para ele, o ocorrido demonstra a importância da conscientização com relação a preservação ambiental e ao descarte adequado do lixo. “Minha namorada tem um projeto incrível sobre produção de bioplástico, o que nos fez ver mais ainda como precisamos de alternativas sustentáveis”, destaca.

Meio Ambiente

Segundo Cristiane Sampaio, professora de Química da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), o plástico leva de 100 a 400 anos para se decompor.

A PepsiCo, fabricante do salgadinho, disse que reconhece o seu importante papel na promoção de um ciclo sustentável na produção, uso e descarte do plástico, e tem trabalhado para tornar a sustentabilidade desse material uma realidade. A empresa tem o compromisso público de tornar 100% de suas embalagens recicláveis, compostáveis ou biodegradáveis até 2025. Esse percentual está em 89% atualmente.

Fonte: G1

Saber Viver Mais

Viva Mais! Viva Melhor!

Recent Posts

Os dois eletrodomésticos que você nunca deve colocar juntos na cozinha

Deixar esses eletrodomésticos juntos pode interferir no bom funcionamento de ambos É comum a gente…

2 semanas ago

10 traços sutis de um casamento que está prestes a acabar

Todo casamento tem obstáculos para superar. A vida de casado pode parecer dirigir um carro…

2 semanas ago

5 características comuns de homens não casáveis, segundo a psicologia

Esses cinco homens vão te manter acordada à noite, e não de um jeito bom.…

2 semanas ago

Se as mulheres querem entender os homens, aqui estão 7 pequenas coisas que elas devem saber

Entender os homens tem sido um dilema para muitas mulheres há muito tempo. O que…

2 semanas ago

5 cortes de cabelo para rejuvenescer e deixar as mulheres de 40 com rostinho de 20

Estilistas destacam cinco cortes que trazem leveza e modernidade, ajudando a suavizar a expressão e…

2 semanas ago

Conheça o substituto do microondas que está revolucionando a forma de cozinhar

Sem sombra de dúvidas, o forno microondas é um dos eletrodomésticos mais utilizados em casas…

2 semanas ago