Conhecimento

Ciência explica: Olhar o mar produz mudanças no cérebro que nos deixam mais felizes

Existem poucos lugares para os quais as pessoas têm uma reação imediata e inegável, como o mar. Poucos lugares no mundo nos envolvem tão imediatamente quanto a imensidão da água salgada, entrando e saindo, sem nenhuma preocupação além de realizar a mesma tarefa que vem realizando muito antes de chegarmos a este mundo. Só de pensar que a vida começou na água nos faz pensar em como é lógico sentir uma afinidade tão clara e instantânea em relação às ondas e seu fluxo.

Mas se deixarmos a ciência acrescentar sua voz ao coro interminável daqueles que cantam às maravilhas do mar, perceberemos que há uma relação direta e imediata entre nosso bem-estar e o fluxo das ondas.

Nos resultados de uma investigação realizada pela Faculdade de Ciências Marítimas da Universidade de Kobe, o mar, suas ondas e sua música entram diretamente em nosso cérebro. Os padrões sonoros são reconhecidos pela nossa casa da moeda, desencadeando uma onda imediata de calma e prazer. Os grãos de areia entre os dedos, juntamente com as cores e o aroma do oceano, relaxam a hortelã. A longo prazo, isso tem efeitos positivos na saúde mental das pessoas, portanto, não há nada mais aconselhável do que morar perto do mar.

Indo ao específico, a parte do cérebro que recebe os efeitos do mar é o córtex pré-frontal. Essa parte da nossa mente é dedicada a avaliar emoções e fazer reflexões pessoais. Em outras palavras, o mar afeta nossas emoções que podem ser semelhantes ou até mais fortes do que um ente querido pode nos inspirar.

Não é a primeira vez que estudos apontam as pessoas que residem perto do mar como as mais felizes do mundo . Por mais que as grandes cidades tenham o apelo de estar onde você pode ganhar mais dinheiro ou se conectar com as cenas artísticas mais fascinantes, nada supera o conhecimento ancestral. Talvez seja por isso que todas as grandes cidades do mundo foram fundadas com um rio no centro: se não pudessem estar de frente para o mar, pelo menos teriam um fluxo de água correndo em seus corações.

É por isso que dizem que o mar é sábio.

Texto originalmente publicado no UPSOCL, livremente traduzido e adaptado pela equipe da Revista Saber Viver Mais

Saber Viver Mais

Viva Mais! Viva Melhor!

Recent Posts

Desafio visual: encontre os números escondidos!

À primeira vista, a tarefa pode parecer insuperável: encontre os números 213 e 217 entre…

14 minutos ago

As melhores séries da Netflix em 2024

Está em busca das melhores séries da Netflix em 2024 para maratonar? Confessamos que fazer…

40 minutos ago

Os melhores Filmes para você assistir em 2024

1. Duna 2 imagem reprodução redes sociais A trama é a continuação épica do aclamado…

2 horas ago

O que chamou sua atenção? A resposta revela traços profundos de personalidade

O teste visual proposto hoje pode revelar segredos profundos sobre a sua personalidade e você…

9 horas ago

Amar não é sempre insistir, às vezes amar é desistir também.

Por Iandê Albuquerque - Desculpas se você acha que amar é nunca desistir e sempre…

9 horas ago

Eu o amei até que o meu amor próprio disse: “Não é para tanto”

Eu o amei até que o meu amor próprio disse “não é para tanto”. Deixei…

9 horas ago