Saúde

Cientistas criam pílula que imita efeitos de exercícios; entenda

Cientistas criam pílula que imita efeitos de exercícios | Reprodução

Cientistas da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, desenvolveram uma molécula que reproduz os efeitos metabólicos positivos para a saúde no corpo humano decorrentes da prática de atividades físicas e do jejum.

O experimento bem sucedido com camundongos foi publicado na revista científica Journal of Agricultural and Food Chemistry, e os pesquisadores já conduzem estudos clínicos iniciais para avaliar o medicamento em humanos.

Desenvolvemos uma molécula que pode imitar a resposta metabólica natural do corpo ao exercício intenso e ao jejum. Na prática, a molécula coloca o corpo em um estado metabólico correspondente a correr 10 quilômetros em alta velocidade com o estômago vazio“, diz o professor do departamento de Química da universidade e um dos autores do estudo, Thomas Poulsen, em comunicado.

Os responsáveis pelo trabalho explicam que muitos benefícios dos exercícios e da restrição calórica são associados ao aumento da circulação de lactatos e cetonas no organismo, substâncias que atuam como um eficiente combustível para as células. O lactato é produzido após a quebra da glicose, e as cetonas, depois da quebra da gordura.

A expectativa é que no futuro uma pílula poderá oferecer alguns dos mesmos benefícios que o exercício. Segundo os pesquisadores, os novos compostos parecem capazes de imitar o impulso físico do treino – pelo menos nas células dos roedores.

“Não podemos substituir o exercício; o exercício é importante em todos os níveis”, afirmou no evento Bahaa Elgendy, investigador principal do projeto.”Mas há muitos casos em que é necessário um substituto.”

No experimento com camundongos, a nova molécula levou a um aumento bem tolerado dos lactatos e cetonas no organismo. Como consequência, os cientistas constataram níveis mais baixos de ácidos graxos livres e um aumento do hormônio peptídico supressor de apetite, que induz a saciedade.

“No geral, esses resultados sugerem que LaKe é uma molécula candidata excelente para alcançar a elevação controlada e sistemática dos níveis plasmáticos de lactato e corpos cetônicos, podendo desencadear as respostas biológicas associadas a esses metabólitos”, escreveram os autores no estudo.

Poulsen diz que eles não ficaram surpresos com o efeito, já que combinaram substâncias já conhecidas. “A inovação é que agora criamos uma molécula que nos permite controlar artificialmente as quantidades de lactato e cetonas com segurança”, explica.

A expectativa é que, caso os ensaios clínicos em humanos comprovem a segurança e a eficácia, a LaKe seja utilizada como um suplemento nutricional avançado. Para os cientistas, ela pode ser benéfica especialmente para pessoas que não conseguem seguir um plano rigoroso de exercícios e dieta.

“Pode ser difícil manter a motivação para correr muitos quilômetros em alta velocidade e ficar sem comer. Para pessoas com problemas físicos, como um coração fraco ou fraqueza geral, um suplemento nutricional pode ser a chave para uma melhor recuperação“, defende Poulsen.

Saber Viver Mais

Viva Mais! Viva Melhor!

Recent Posts

Personalidade nas mãos: o que os espaços entre os dedos podem dizer!

Você já parou para pensar que as mãos podem revelar mais do que imaginamos sobre…

12 horas ago

Desafio visual: encontre os números escondidos!

À primeira vista, a tarefa pode parecer insuperável: encontre os números 213 e 217 entre…

13 horas ago

As melhores séries da Netflix em 2024

Está em busca das melhores séries da Netflix em 2024 para maratonar? Confessamos que fazer…

13 horas ago

Os melhores Filmes para você assistir em 2024

1. Duna 2 imagem reprodução redes sociais A trama é a continuação épica do aclamado…

14 horas ago

O que chamou sua atenção? A resposta revela traços profundos de personalidade

O teste visual proposto hoje pode revelar segredos profundos sobre a sua personalidade e você…

21 horas ago

Amar não é sempre insistir, às vezes amar é desistir também.

Por Iandê Albuquerque - Desculpas se você acha que amar é nunca desistir e sempre…

21 horas ago