Todos sabemos como pode ser relaxante um bom mergulho. Permite que mais oxigênio flua para os músculos e as forças que regulam a respiração.
A natação também é uma ótima maneira de reduzir o estresse. Natação subaquática é como estar em outro mundo. A água distorce o céu acima, lançando o reflexo do sol em um padrão quase etéreo no fundo da piscina. A natação pode colocar você em um espaço mental ideal.
A natação é um exercício de meditação. Melhora a sua função cerebral através de um processo conhecido como neurogênese hippocampal, onde seu cérebro substitui células perdidas resultantes de estresse. Quando bater na água, seu humor é retirado imediatamente o frescor da água, deixando-o livre de cansaço e depressão.
Um estudo recente do Dr. Howard Carter da Universidade da Austrália Ocidental, escola de ciência do esporte mostra como o cérebro reage durante a natação.
A equipe de cientistas, liderados por Carter, a hipótese de que a imersão na água ao nível do átrio direito no coração iria aumentar o fornecimento de sangue dentro do cérebro.
O átriodireito está localizado no lado superior direito do coração e é uma das quatro câmaras ocas do coração. O átrio direito recebe sangue de duas grandes veias: a veia cava superior e a veia cava inferior.
O trabalho de ambas estas veias é retornar o sangue que tem fornecido oxigênio para vários locais do corpo; o sangue retornando, em seguida, é pobre em oxigênio. Seio coronário, que é uma veia menor na parede do coração, também drena o sangue para o átrio direito.
Enquanto os participantes foram imersos em água, o fluxo de sangue para a artéria cerebral média aumentada em 14%, enquanto o fluxo de sangue para as artérias cerebrais posteriores aumentou 9%.
“Como com o exercício em terra, diferentes tipos de atividades aquáticas, como hidroginástica e natação, ligeiramente diferentes efeitos na função cardíaca e fluxo sanguíneo cerebral,” disse Carter
Texto originalmente publicado no Life Hack, livremente traduzido e adaptado pela equipe da Revista Saber Viver Mais
Algumas pessoas dizem que o comprimento de seu dedo mindinho pode dizer muito sobre a…
O avanço acelerado da inteligência artificial (IA) tem gerado um intenso debate sobre como essa…
Em um mundo onde a inteligência artificial (IA) está transformando indústrias, rotinas e até relações…
Baseada no livro de Harlan Coben, Cilada acompanha a repórter Ema Garay (Soledad Villamil), uma…
Entre as produções natalinas da Netflix, Bagagem de Risco se destaca, evitando ser mais um…
Uma foto de seis amigos tirando uma selfie durante uma trilha no Chile virou um…