Os australianos estavam vivendo em um inferno real.
Temperaturas de até 69 graus Celsius , céu vermelho devido à fumaça e cinzas, bilhões de carcaças de animais , milhões de hectares arrasados pelas chamas. Os incêndios florestais que atingiram o subcontinente há 5 meses foram vorazes, gigantescos e incontroláveis.
Milhares de bombeiros de todo o mundo combatendo as chamas, milhões de dólares em doações para financiar a luta, nada foi suficiente: os incêndios florestais continuaram a destruir um país que não estava mais enfrentando a mais grave catástrofe ambiental de sua história.
Não havia nada que eles pudessem fazer, eles apenas tinham que esperar pela natureza para ajudá-los a acabar com o fogo , eles não podiam fazer isso sozinhos.
Os australianos precisavam de um milagre e veio na forma de uma série de tempestades que trouxeram alívio de um país inteiro. As pessoas saíram para celebrar nas ruas, os animais sobreviventes foram descansando debaixo d’água , o mundo assistiu com alívio: ele parecia que a catástrofe chegou ao fim.
E após semanas de fortes chuvas em grande parte do subcontinente, as autoridades australianas confirmaram que as chuvas ajudaram a conter oficialmente todos os focos de incêndio do país.
Após 5 meses de incêndio, morte e devastação, a Austrália pode dizer que sobreviveu aos incêndios florestais que queriam destruí-lo.
“Depois do que foi uma temporada de incêndios verdadeiramente devastadora para bombeiros e moradores que sofreram tanto nesta temporada, todos os incêndios estão contidos, o que é uma ótima notícia”, disse o vice-comissário do Serviço de Bombeiros rurais, Rob Rogers, para o portal de notícias Sydney Morning Herald.
“Nem todos os incêndios foram extintos, ainda há alguma atividade de incêndio no extremo sul do estado, mas todos os incêndios são contidos para que possamos realmente focar em ajudar as pessoas a se reconstruírem “, acrescentou a autoridade.
Além de extinguir as chamas, as tempestades também encheram as barragens australianas e terminaram com uma das piores secas de sua história.
Embora as chuvas tenham trazido outros problemas , como falta de energia, enchentes e inundações de casas e ruas, nada disso se compara à destruição e desolação causada pelo incêndio nos cinco meses da crise.
Agora, pessoas e animais na Austrália podem se concentrar em descansar, aproveitar a chuva e reconstruir o que resta de seu país, o que não será uma tarefa fácil.
O subcontinente ainda tem muito o que fazer para se levantar. Quase 19.000 casas estão sem eletricidade, milhares de pessoas perderam suas casas devido ao fogo e os poucos animais que sobreviveram às chamas precisam de ajuda para não morrer de fome devido à destruição de seus ecossistemas.
Mas, apesar de tudo isso, a Austrália sorri ao chover mais uma vez e pode dizer que eles sobreviveram à pior catástrofe que sofreram.
Texto originalmente publicado no UPSOCL, livremente traduzido e adaptado pela equipe da Revista Saber Viver Mais