No programa da rede ITV The Real Full Monty, a Jornalista da BBC Victoria Derbyshire, falou abertamente sobre os sintomas que levaram ao seu diagnóstico de câncer de mama.
Seu depoimento foi tão impactante que duas mulheres entraram em contato para dizer que devido a isso elas foram diagnosticadas.
“Eu quero agradecer a você por salvar minha vida”, o email foi enviado por Margaret Witts, de 86 anos. A reporter Victoria Derbyshire fez questão de se reunir com Margareth e com Maren Marshall, de 53 anos, para ouvir suas histórias.
“Eu peguei uma taça de sherry (bebida alcoólica), me sentei, levantei as pernas e coloquei um cobertor sobre elas (para assistir ao programa)”, relembra.
“Mas quando você disse que descobriu ter um mamilo invertido e que seu seio tinha ficado achatado, meu alarme soou.”
Leia mais:Para lidar com a esquizofrenia, jovem desenha alucinações
No final do programa, um aviso aconselhava as mulheres a conferir os seios para detectar possíveis alterações, foi quando Margaret , diante do espelho percebeu que um dos seios estava muito menor que o outro.
“O mamilo daquele seio também estava mais elevado e metade dele estava virada para dentro. Comecei a apalpar o mamilo e senti um caroço áspero. Fiquei sem conseguir acreditar.”
Uma mudança repentina na aparência do seio precisa sempre ser examinada imediatamente. Porém nem sempre um mamilo invertido é sinal de câncer – algumas pessoas nascem com eles assim, ou seu formato se altera com o tempo.
Segundo a ONG britânica Breast Cancer Care, um terço das pessoas que desenvolvem câncer de mama são depois de encontrarem outro sintoma que não um caroço.
Mas o que chamou a atenção de Maren Marshall foi a menção do mamilo invertido. “Eu sempre tive o mamilo invertido, mas estava um pouco mais do que antes”, descreve.
“Quando eu não usava sutiã, percebia uma depressão maior no seio. Antes, era mais liso. Acho que não teria feito nada a respeito se não tivesse visto o programa.”
Diagnosticada com câncer de mama depois de uma consulta com seu médico, Maren fez uma cirurgia para remover o tumor e o tecido que o rodeava.
Margaret, por sua vez, fará uma mastectomia (cirurgia de remoção da mama) ainda neste mês de junho.
“Depois (da mastectomia) vou ter que viver com a falta do seio de um lado, mas eu consigo superar isso. Não é o fim do mundo”, diz.
Porém não foi fácil para Margaret ouvir o diagnostico de câncer. “A palavra ‘câncer’ afeta todo mundo. Você fica sobrecarregada.”
Há uma lista de 12 sinais que podem indicar algo de errado, mas que não necessariamente significam a presença da doença. Confira:
1) Engrossamento da pele
2) Sulco na mama
3) Crostas no mamilo
4) Secreção mamilar
5) Irritação ou dores
6) Afundamento do mamilo
7) Crescimento de veias
8) Protuberâncias
9) Úlceras
10) Mudanças na textura da pele que a deixam parecida com “casca de laranja”
11) Mudança de forma e/ou tamanho
12) Nódulos
Informações:BBC
Heman Bekele faz experiências desde pequeno e vem chamando atenção no mundo da ciência com…
Quem acompanha as movimentações ininterruptas das redes sociais já se chocou com histórias bem inusitadas…
Intitulado Silvio Santos Vem Aí, a produção do filme começou na última semana, em São…
A Netflix divulgou o trailer de “De Volta à Ação”, comédia que tirou Cameron Diaz…
O filme "A Baleia", estrelado por Brendan Fraser, leva os telespectadores para a história de…
Superbad – É Hoje | 01/11/2024 Não recomendado para menos de 16 anos Evan (Michael…