Saúde

Em 20 anos é registrado o primeiro caso de febre hemorrágica brasileira. Novo vírus é a causa

Por: Revista Saber Viver Mais

Foi confirmada na noite desta segunda-feira, 20, pelo Ministério da Saúde, um caso de febre hemorrágica brasileira causada por um vírus. É a primeira vez em 20 anos que o país tem a doença registrada no País.

O paciente infectado era morador de Sorocaba, interior de São Paulo, ele morreu por complicações da doença no dia 11 de janeiro.

Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela pasta, o caso de Sorocaba foi identificado um como um novo vírus da família Arenavírus, do gênero Mammarenavirus, ou como é conhecido vírus Sabiá.

Evento de saúde pública grave

Essa confirmação está sendo considerada um “evento de saúde pública grave” pelo Ministério da Saúde por ser rara e de alta letalidade. Esse registro foi o primeiro em 20 anos, antes só haviam sido relatados quatro casos de febre hemorrágica viral no Brasil, sendo que o último foi em 1999.

“Considerando a família, este vírus pode apresentar alta patogenicidade e letalidade. Este fator representa um risco significativo para a saúde pública, ainda que nenhum caso secundário tenha sido identificado até este momento da investigação”, destacou o órgão, no boletim.

Protocolos internacionais

O Ministério da Saúde, seguiu o que manda os protocolos internacionais e já comunicou o fato à Organização Mundial de Saúde (OMS) e à Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), mas informou que ainda não existe necessidade de apoio externo de organismos internacionais.

Paciente infectado

O paciente infectado apresentou quadros de dor ao engolir e no abdome, náuseas, vertigem e dores musculares, ele começou a manisfestar os sintomas iniciais no dia 30 de dezembro de 2019.

Os sintomas da doença evoluíram rapidamente e o quadro agravou e o paciente teve febre alta, pressão baixa, confusão mental e hemorragia.

Entre o início dos sintomas e o óbito, o paciente foi atendido por pelo menos três estabelecimentos de saúde entre os municípios de Eldorado, Pariquera-Açu e São Paulo, sendo o último o Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HC-USP).

As pessoas que tiveram contato com o paciente e suas secreções estão sendo monitorados por 21 dias, segundo a recomendação do ministério, todos os parentes e os profissionais de saúde que participaram dos atendimentos.

Não se sabe como a vítima se infectou, mas a principal forma de transmissão é por meio da inalação de partículas de partículas formada a partir de urina, fezes e saliva de roedores infectado, os principais repositórios do vírus.

A transmissão de pessoa a pessoa pode ocorrer quando há contato muito próximo e prolongado ou em ambientes hospitalares, quando não utilizados equipamentos de proteção, por meio de contato com sangue, urina, fezes, saliva, vômito, sêmen e outras secreções, segundo o ministério.

O paciente esteve nas cidades de Itapeva e Itaporanga, antes de começar a sentir os sintomas, os municípios estão sendo considerados possíveis locais de infecção. A vítima não tinha nenhum histórico de viagem internacional.

Nesta segunda o ministério realizou, reunião com representantes de todas as partes envolvidas no caso:  Secretaria da Saúde de São Paulo, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Hospital Israelita Albert Einstein e os Conselhos Nacional e Estaduais de Saúde (Conass e Conasems).

“O objetivo da reunião foi verificar o atual cenário e as ações de busca e monitoramento das pessoas que tiveram contato direto com o paciente”, destacou a pasta, que também ofereceu apoio à Secretaria de Saúde de São Paulo, com o envio de equipe de técnicos, que irão realizar uma busca ativa de pessoas que tiveram contato com o paciente e para instigação ambiental.

Com informações:Jornal de Brasília

Saber Viver Mais

Viva Mais! Viva Melhor!

Recent Posts

Garoto de 15 anos que foi capa da Times criou sabonete para tratar câncer de pele

Heman Bekele faz experiências desde pequeno e vem chamando atenção no mundo da  ciência com…

16 horas ago

Ela fingiu ter câncer para fazer sucesso na internet: A nova série da Netflix inspirada em história ‘meio real’

Quem acompanha as movimentações ininterruptas das redes sociais já se chocou com histórias bem inusitadas…

16 horas ago

Leandro Hassum interpretará Silvio Santos em novo filme sobre o apresentador

Intitulado Silvio Santos Vem Aí, a produção do filme começou na última semana, em São…

17 horas ago

Netflix revela teaser do filme interrompido por problemas de saúde de Jamie Foxx

A Netflix divulgou o trailer de “De Volta à Ação”, comédia que tirou Cameron Diaz…

2 dias ago

A Netflix traz o filme mais esperado do último ano

O filme "A Baleia", estrelado por Brendan Fraser, leva os telespectadores para a história de…

2 dias ago

5 Lançamentos da Netflix em novembro de 2024

Superbad – É Hoje | 01/11/2024 Não recomendado para menos de 16 anos Evan (Michael…

2 dias ago