Radioterapia que elimina tumor numa só sessão. Este equipamento adquirido pela Fundação Champalimaud pode eliminar o câncer em uma única sessão, mesmo com o tumor já espalhado. É indolor e tem menos custos que a radioterapia convencional.
O equipamento, que a Fundação receberá, permitirá fazer radioterapia em dose única, tratamento que requer um elevado nível de precisão e que poderá ser feito em poucos minutos e sem qualquer toxicidade para o doente, segundo explicou em entrevista agência Lusa o oncologista Carlo Greco
“É o mais avançado equipamento no mundo. Será absolutamente único em Portugal e, na Europa, vai ser equipada com ferramentas especiais que a tornam única no mundo”, afirma o diretor da área do câncer da Fundação Champalimaud.
Trata-se de uma única sessão de radioterapia que elimina o tumor, usando um sistema de imagem e GPS nos órgãos que permite uma precisão na casa dos 2 mm e uma hipótese de tratamento sem danos nas células saudáveis de 90% – contra 20 mm e taxa de 65% na radioterapia normal.
A diferença em relação à radiocirurgia, já usada nos hospitais em Portugal, é que nessa técnica são três a cinco sessões com menor intensidade. Na nova técnica, basta uma sessão.
* Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.
Informações: Novelo de Arte