Você provavelmente já deve ter ouvido falar no chamado Teste de Desenho de Árvore (TDT).
Também conhecido como Baum Test, trata-se de um exame psicológico projetado em 1952 pelo psicólogo suíço Charles Koch. Atualmente, é utilizado para avaliar a personalidade na idade de desenvolvimento.
Como é simples de ser administrado, se tornou uma ferramenta útil para expressar a autoimagem e estados emocionais. O teste também tem sido amplamente utilizado em pacientes esquizofrênicos, uma vez que tem boa capacidade de distinguir a condição patológica, conforme reportado por um estudou publicado na revista Behavioural Neurology.
O teste, basicamente, pede que o paciente desenhe uma grande árvore em uma folha branca regular e em seguida, um psicólogo ou psiquiatra avaliará os diferentes aspectos do desenho, comportamento e comentários do indivíduo para fornecer um resultado.
Por que uma árvore?
Há muito que as árvores têm servido de elemento importante dentro das mitologias de todo o mundo. Porque são simples, permitem uma ampla faixa de ajustes, bem como estão relacionadas com a estrutura inconsciente.
Para o teste, duas formas de análises são utilizadas para interpretar as árvores. A primeira vê o objeto como um todo, desde o seu tamanho e localização dentro do papel. A chamada análise de estrutura basicamente incide sobre os detalhes mais finos da árvore.
Há cerca de 59 aspectos orientados por detalhes que são utilizados para avaliar os pensamentos e sentimentos de um indivíduo, que incluem as raízes, tronco, ramos, coroa, folhas, nós, sombreamento, simetria e características arquetípicas.
Faça o teste!
Dito isso, experimente você desenhar uma árvore em um papel branco e veja abaixo quais características mais se relacionam aos seus traços. O teste revelará alguns aspectos de sua personalidade.
1- Árvore exótica
Esta representa pessoas responsáveis, pacíficas e conhecidas por cumprirem seus deveres. Embora sejam consideradas empreendedoras, são modestas e, em alguns casos, com grande senso de humor. Mais importante que isso: são pessoas que fazem o possível para manter a paz e tranquilidade. O maior desafio destes indivíduos é aprender a aceitar e seguir as coisas como são.
2 – Árvore noturna
Feita por pessoas altruístas e pensativas, sugere disposição para trabalhar em prol dos outros. Trata-se de indivíduos considerados honestos, leais e simples.
Mas, por vezes, acabam se envolvendo em muitos projetos de uma só vez – algo que pode fazer com que fiquem sobrecarregados. Logo, é bom que estas pessoas se lembrem de fazer as coisas devagar e de maneira certa, para não sofrerem muito com os obstáculos no caminho.
3 – Árvore dos amantes
Estas pessoas são consideradas generosas, intelectuais, honestas, discretas, eloquentes e verdadeiramente sabem apreciar o mundo do conhecimento e das ideias. Consideram que as boas ideias têm o poder de mudar o mundo, e por isso se agarram às suas para tentar fazê-lo.
Podem se sentir frustradas face às indiferenças, o que é um grande desafio para elas. Por vezes, devem ser instruídas a entender que há pessoas que não compartilham de suas opiniões e crenças, mas que mesmo assim merecem respeito.
4 – Árvore com pássaros
Sensíveis e criativas, essas pessoas são tidas como agradáveis, artísticas e curiosas sobre o mundo. Como são bastante sensíveis, tendem a ter um grande senso de beleza e enorme empatia com os outros. Da mesma forma, procuram expressar sua independência a todo custo. Isso, em alguns casos, pode fazer com que se tornem temperamentais.
5 – Árvore com balão
Este desenho caracteriza uma pessoa trabalhadora, eficiente, ativa e focada em metas individuais. Quando ela quer algo, age por conta própria e não para até obter êxito. Paradoxalmente, sua maior força pode acabar se tornando a maior fraqueza, especialmente quando trabalham demais ou sem levar os próprios limites em conta. Embora o trabalho seja importante, ele não é tudo. Por isso, é essencial que estas pessoas encontrem hobbies e formas de relaxamento.
6 – Árvore frutífera
Somente as pessoas sonhadoras e rigorosas se preocupam com este aspecto. Trata-se de indivíduos cheios de objetivos e sonhos – eque acreditam que eles se tornarão realidade. Eles se apegam tanto a um plano que fazem o possível – e até mesmo o que nenhuma pessoa faria – para consegui-lo. Se você é esse tipo de pessoa, experimente adicionar um pouco de liberdade e espontaneidade na vida e verá que os resultados aparecerão muito mais rápido do que o esperado.
Considere ainda que, por vezes, é melhor colocar os pés no chão e sentir a realidade, ao invés de se deixar levar pelos sonhos – embora eles sejam agradáveis e importantes.
- Siga a Revista Saber Viver Mais no Instagram aqui.
- Curta a Revista Saber Viver Mais no Facebook aqui.
Fonte:Jornal da Ciência