A agricultura é provavelmente a profissão mais antiga do mundo , é o que fez com que nossos ancestrais se convertessem de nômades em sedentários e assim deram origem a todas as culturas e etnias do mundo.
Por milhares de anos, a agricultura foi o esteio de qualquer sociedade e desempenha um papel muito importante na vida diária de todos os seres humanos. Embora os métodos possam ser diferentes dependendo da região, está claro que houve avanços cada vez mais importantes para tornar a agricultura mais eficiente.
Agora, um grupo de cientistas descobriu uma maneira que permite aos fazendeiros cultivar nos lugares mais inóspitos, sem precisar nem de um punhado de terra. Graças a esta tecnologia , o problema da sobreexploração de recursos finitos como água, terra e energia também é resolvido.
A Sundrops Farms , empresa focada na criação de uma agricultura sustentável , fabricou uma série de estufas de alta tecnologia que oferecem soluções viáveis para o cultivo em locais que de outra forma seriam impossíveis.
Em 2010, a empresa inaugurou sua primeira fazenda em Port Augusta, Austrália, um deserto que, em circunstâncias normais, nunca poderia ser cultivado com métodos tradicionais. Usando água do mar e luz solar natural , a Sundrop Farms criou uma técnica de cultivo mais sustentável.
A empresa desenvolveu uma tecnologia que integra “ energia solar, geração de eletricidade, produção de água doce e hidroponia ”. E, segundo a empresa, essa tecnologia produz tantos alimentos quanto a agricultura tradicional.
As estufas de alta tecnologia da Sundrop podem produzir 17.000 toneladas de alimentos por ano. Ele usa cascas de coco em vez de solo, 23.000 espelhos para refletir a energia solar do sol do deserto e água do mar dessalinizada para irrigar plantações em 20 hectares de terra.
E quando se trata de manter as pragas sob controle, Sundrop diz que não há necessidade de produtos químicos. “Além de usar insetos carnívoros para controlar pragas, também descobrimos que eles não gostam da água salgada que usamos para ajudar a manter nossas estufas frescas.”
Uma tecnologia que pode melhorar muito a forma como obtemos alimentos e cuidamos do planeta.
Texto originalmente publicado no Nation, livremente traduzido e adaptado pela equipe da Revista Saber Viver Mais