Heman Bekele faz experiências desde pequeno e vem chamando atenção no mundo da ciência com as suas descobertas
O norte-americano Heman Bekele foi uma dos nomes mais comentados na última semana após ser nomeado a “Criança do Ano” pela revista Times. Com apenas 15 anos, o garoto criou um sabonete que tem potencial para tratar e até prevenir várias formas de câncer de pele e sonha em tornar esse sonho em realidade.
“Sou realmente apaixonado por pesquisas sobre câncer de pele. Seja a minha própria pesquisa ou o que está acontecendo no campo. É absolutamente incrível pensar que um dia minha barra de sabão poderá causar um impacto direto na vida de outra pessoa. É por isso que comecei tudo isso em primeiro lugar”, diz ele em entrevista para a Times.
Essa ambição começou cedo. Imigrante da cidade de Addis Ababa, Etiópia, o menino foi para os Estados Unidos com a família quando tinha quatro anos. De acordo com ele, as primeiras memórias que têm são de trabalhadores sob o sol forte e sem qualquer proteção. Ele se lembra que os pais ensinavam o perigo de estarem expostos sem protetor solar ou roupas adequadas e, quando chegou na América, entendeu o quão mal a radiação ultravioleta poderia fazer. Logo, começou a pensar como poderia ajudar e iniciou suas “poções”.
À Times, ele conta que simplesmente sentia curiosidade em misturar os compostos e ver o que iria acontecer. Há pouco tempo, ele leu sobre um medicamente aprovado e promissor para combater uma forma de câncer de pele e vários outros chamado “imiquimod”. Porém, ele é prescrito como parte de um plano mais amplo de tratamento, o que fez Heman pensar sobre uma forma para disponibilizá-lo de forma fácil para pessoas nos estágios iniciais da doença. A resposta veio pouco depois: uma barra de sabão.
Foto: Reprodução/Instagram
Um sabonete pode entregar um medicamento de forma simples e muito mais acessível. “Quase todo mundo usa sabão e água para limpeza. Então sabão provavelmente seria a melhor opção”, Heman diz se lembrar de ter pensado desta forma.
A partir dessa ideia, ele combinou o sabão com uma nanopartícula à base de lipídios que permaneceria na pele mesmo quando o sabonete fosse lavado tal qual um hidratante ou perfume. Em 2023, ele enviou um vídeo com a sua ideia para um desafio de uma empresa chamada 3M em parceria com a Discovery Education, o Youg Scientist Challenge.
Após o envio, ele avançou por cada etapa e se tornou o vencedor do desafio, ganhando um prêmio de US$ 25 mil (cerca de R$ 137.503,75, de acordo com a cotação atual). Em fevereiro deste ano, ele conseguiu a oportunidade de fazer as suas pesquisas em um laboratório próprio para o experimento e também um patrocínio.
Atualmente, ele é um dos principais pesquisadores do laboratório de uma empresa chamada Melanoma Research Alliance, alterando com os estudos. Embora o menino compreenda que ainda há um longo caminho para levar sua invenção para os humanos, ele se diz empenhado.
Além da ciência, a criança também faz “coisas normais” e faz parte da banda da escola, joga basquete e é fã de livros de fantasia.