Infelizmente a geladeira ainda não é um produto acessível para muitas famílias carentes em todo o mundo. Além de ser um dos eletrodomésticos com o custo mais elevado, para o seu funcionamento é necessário ter eletricidade.
Um material simples e usado para fazer os famosos filtros de água, pode ser a solução: a argila. Estas “geladeiras”, são fabricadas ao redor do mundo, e oferecem uma nova possibilidade bem mais acessível e ecológica para quem não tem condições de pagar por uma geladeira e precisam refrigerar alimentos, além de não ser preciso usar a eletricidade no local onde vive.
Uma geladeira feita com lama e areia, 100% ecológica e capaz de garantir temperaturas baixas sem o uso de eletricidade, estamos falando da Ecoplanet. Desenvolvida por uma empresa mexicana chamada Depresa, o equipamento foi criado para as famílias que moram em regiões carentes onde não há eletricidade, para que os alimentos possam ser conservados por mais tempo.
A geladeira ecológica tem a aparência de um grande jarro de cerâmica e seu funcionamento ocorre por princípios físico-químicos: são dois recipientes de argila, separados por uma grossa camada de areia e terra. O equipamento é colocado a meia sombra e, quando a água da areia evapora, a temperatura da estrutura cai, garantindo alimentos frescos e conservados por muito mais tempo.
Os produtos da Depresa são comercializados desde 2015 e recentemente foram incluídos em ações públicas de desenvolvimento social para garantir uma melhor qualidade de vida para famílias carentes ou que vivem em áreas rurais do México.
No vídeo abaixo, é possível ver como é a fabricação de geladeiras semelhantes no Marrocos:
O artesão Mansukhbai Prajapati, da Índia criou um refrigerador que não precisa de eletricidade para funcionar motivado por dificuldades financeiras que estava enfrentando.
O refrigerador que foi batizado como MittiCool, é feito de argila e consegue deixar os alimentos frescos por três dias, graças uma câmara de água na parte superior do produto.
Quando evapora, a água escorre pelas laterais da parede de cerâmica da geladeira, que têm 4 tipos diferentes de argila, fazendo com que os mantimentos continuem frescos. Ainda existe uma torneira na parte frontal, com água para ser consumida.
Na MittiCool a temperatura pode ficar em torno de 8° C e o equipamento pode fazer uma grande diferença para quem não têm acesso à eletricidade e nem condições de ter uma geladeira comum.
O valor do produtos é equivalente a R$ 135, que garante o acesso a pessoas que não podem pagar por uma geladeira comum, além do fato de não precisar de energia – outro custo ou recurso não disponível para todos.
Com informações:Ciclo Vivo
Este teste vai ajudá-lo a descobrir o que o está separando do verdadeiro amor. Olhe…
A tecnologia avança em um ritmo impressionante, e a inteligência artificial (IA) se apresenta como…
Algumas pessoas dizem que o comprimento de seu dedo mindinho pode dizer muito sobre a…
O avanço acelerado da inteligência artificial (IA) tem gerado um intenso debate sobre como essa…
Em um mundo onde a inteligência artificial (IA) está transformando indústrias, rotinas e até relações…
Baseada no livro de Harlan Coben, Cilada acompanha a repórter Ema Garay (Soledad Villamil), uma…