Conhecimento

Hipertensão atualizada -por Dr Drauzio Varella

Por Dr Drauzio Varella

De acordo com o conceito clássico, eram consideradas hipertensas as pessoas com pressão máxima (sistólica) maior do que 14 cm Hg, ou com pressão mínima (diastólica) acima de 9 cm Hg.

Aquelas com máximas entre 12 e 13,9 e/ou mínimas entre 8 e 8,9 caíam na faixa da pré-hipertensão, na qual não estava indicado tratamento medicamentoso.

Baseados na revisão dos últimos estudos clínicos, o American College of Cardiology e a American Heart Association acabam de propor novos limites para definir hipertensão arterial. Segundo essas normas, os níveis máximos da normalidade devem ser de 12 por 8, contradizendo os 13 por 9 das anteriores.

As novas diretrizes enfatizam a importância de medir a pressão em casa, com aparelhos regulados, uma vez por ano. A medição no consultório médico gera um grau de ansiedade capaz de elevar os níveis pressóricos.

Recomendam, ainda, que os pacientes sejam instruídos a utilizar a braçadeira adequada ao diâmetro do braço, a mantê-lo na altura do coração e a ficar pelo menos 10 a 15 minutos em repouso antes de insuflar o manguito. O ideal é fazer três medições de cada vez, com pequenos intervalos entre elas.

Ao contrário das recomendações anteriores, as atuais propõem levar em conta o risco de doença cardiovascular, calculado a partir do “escore de Framingham” (encontrado na internet).

Pessoas com pressão máxima entre 13 e 14 cm Hg ou mínima entre 8 e 9, nas quais o risco cardiovascular estiver abaixo de 10%, segundo o escore de Framingham, devem ser apenas aconselhadas a mudanças de estilo de vida, sem necessidade de intervenção farmacológica.

Leia Também: Estudos comprovam que leite atrapalha absorção de remédio para a tireoide

Aquelas com risco superior a 10%, além das mudanças de hábitos, deveriam iniciar tratamento medicamentoso.

Ao considerar hipertensão grau 1 pressões máximas entre 12 e 13, e/ou mínimas entre 8 e 9 cm, e hipertensão grau 2 máximas acima de 14 e/ou mínimas acima de 9, as novas diretrizes têm gerado controvérsias e discussões acaloradas.

O argumento mais consistente é o de que seriam rotulados como hipertensos grande número de mulheres e homens, hoje, considerados normotensos. Na população norte-americana, por exemplo, a prevalência de 32% entre os adultos calculada de acordo com as regras atuais, subiria para 46%.

Outro problema seria o de receitar medicamentos para pessoas com níveis pressóricos pouco acima de 12 por 8, que enfrentariam custos e efeitos colaterais, em troca de benefícios cardiovasculares mínimos. A medicalização desse contingente sobrecarregaria os serviços de saúde e aumentaria os gastos do sistema público.

O que fazer com essas informações?

A importância delas é enfatizar o controle doméstico da pressão. Todos devem ter um aparelho em casa. No Brasil, nem hipertensos graves tomam esse cuidado. Outro ponto é chamar a atenção para as mudanças de estilo de vida e para o fato de que níveis sistólicos entre 12 e 12,9 e/ou diastólicos entre 8 e 8,9 não são tão normais assim.

Quanto à indicação de medicamentos hipotensores, os riscos e benefícios devem ser discutidos caso a caso.

* Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Saber Viver Mais

Viva Mais! Viva Melhor!

Recent Posts

Garoto de 15 anos que foi capa da Times criou sabonete para tratar câncer de pele

Heman Bekele faz experiências desde pequeno e vem chamando atenção no mundo da  ciência com…

1 hora ago

Ela fingiu ter câncer para fazer sucesso na internet: A nova série da Netflix inspirada em história ‘meio real’

Quem acompanha as movimentações ininterruptas das redes sociais já se chocou com histórias bem inusitadas…

1 hora ago

Leandro Hassum interpretará Silvio Santos em novo filme sobre o apresentador

Intitulado Silvio Santos Vem Aí, a produção do filme começou na última semana, em São…

2 horas ago

Netflix revela teaser do filme interrompido por problemas de saúde de Jamie Foxx

A Netflix divulgou o trailer de “De Volta à Ação”, comédia que tirou Cameron Diaz…

23 horas ago

A Netflix traz o filme mais esperado do último ano

O filme "A Baleia", estrelado por Brendan Fraser, leva os telespectadores para a história de…

2 dias ago

5 Lançamentos da Netflix em novembro de 2024

Superbad – É Hoje | 01/11/2024 Não recomendado para menos de 16 anos Evan (Michael…

2 dias ago