É sobre o engenheiro espanhol Enrique Veiga, que desde 1990 luta contra a falta de água com suas máquinas na Namíbia e em campos de refugiados. “O objetivo é ajudar as pessoas”, disse ele.
O ser humano enfrenta vários problemas que têm a ver com o meio ambiente hoje, um deles é a escassez de água. Este cenário complexo pode fazer com que no futuro essa carência que está presente em vários países do mundo, se transforme em uma crise planetária.
Mas, antes disso, há pessoas que tentam ajudar e colocar seu grão de areia usando seus conhecimentos, para tentar lutar contra situações que podem colocar em risco toda a humanidade.
Um deles é Enrique Veiga , um engenheiro de 82 anos que nos anos 1990 criou uma máquina para poder combater a seca que atingiu grande parte do sul da Espanha naquela época, segundo a Reuters.
É uma máquina que extrai água de partículas transportadas pelo ar e as transforma em água limpa e potável.
Enrique fundou uma empresa que se dedica há vários anos à criação de soluções para carências. Além disso, eles conseguiram ajudar diferentes comunidades que sofrem com a falta de água e que precisam viver em locais áridos. “ O objetivo é ajudar as pessoas “, disse ele.
Entre esses lugares estão a Namíbia, na África, e um campo de refugiados libaneses. “ Nas aldeias que visitamos na Namíbia, eles ficaram maravilhados, não compreenderam, perguntaram de onde vinha a água ”, disse o engenheiro.
A operação consiste em usar eletricidade para resfriar o ar e fazer com que a água atinja seu estado de condensação . Enrique tem conseguido adaptar suas máquinas a diferentes contextos climáticos, já que algumas máquinas que fazem algo semelhante precisam de baixa temperatura ambiente e alta umidade para funcionar.
As máquinas criadas pelo engenheiro de 82 anos podem operar em locais extremos, como temperaturas de 40 graus Celsius e umidade entre 10% e 15%.
Esses aparelhos foram aperfeiçoados ao longo do tempo, já que agora os maiores podem produzir até 5.000 litros de água. Com isso você pode abastecer confortavelmente uma vila inteira, assim como um poço.
“ Nossa ideia não é apenas fazer um aparelho que seja eficaz, mas também útil para quem precisa caminhar quilômetros para buscar água ou cavar poços ” , acrescentou o engenheiro.
Traduzido e adaptado de: UPSOCL
A atriz de 59 anos pode chegar ao Oscar de 2025 e tem uma extensa…
Entre ação e suspense, filmes e séries, este final de semana está recheado de lançamentos…
Heman Bekele faz experiências desde pequeno e vem chamando atenção no mundo da ciência com…
Quem acompanha as movimentações ininterruptas das redes sociais já se chocou com histórias bem inusitadas…
Intitulado Silvio Santos Vem Aí, a produção do filme começou na última semana, em São…
A Netflix divulgou o trailer de “De Volta à Ação”, comédia que tirou Cameron Diaz…