Um incêndio atingiu a fachada do casarão do antigo Museu da Casa Brasileira, na Zona Oeste de São Paulo, na tarde deste sábado (5).

Chamas começaram por volta das 15h. Nove viaturas dos bombeiros foram enviadas ao local. O museu ficou no casarão até 2023, quando foi finalizado o convênio entre o estado de SP e a Fundação Padre Anchieta – responsável pelo local.

Segundo os bombeiros, nove viaturas foram enviadas ao local. O primeiro tenente dos bombeiros disse que o incêndio teria se iniciado num processo de solda. Uma parte da fachada do Solar Fábio Prado foi pretejadas pela fumaça, mas o Cobom avalia que a estrutura não foi afetada e nada foi atingido dentro do casarão.

O Museu da Casa Brasileira ocupou o casarão até 2023, quando foi finalizado o convênio entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado e a Fundação Padre Anchieta (FPA) – que é responsável pelo local. Com o fim do convênio, o espaço Solar Fábio Prado passou a receber exposições.

A edificação fica na avenida Brigadeiro Faria Lima, 2704. Segundo a última atualização dos bombeiros, às 16h40, um homem que estava trabalhando no local queixou-se de contusão na perna e foi encaminhado ao pronto-socorro do Campo Limpo, na zona Sul.

O fogo atingiu a fachada da exposição Castelo Rá-Tim-Bum 30 anos. O lançamento, que estava previsto para a próxima quinta-feira (10), está suspenso, segundo a Fundação Padre Anchieta. “Todas as pessoas que adquiriram ingresso até o momento serão informadas sobre a nova data de início da exposição”, diz a nota da Fundação.

sabervivermais.com - Incêndio atinge casarão do antigo Museu da Casa Brasileira em SP

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), a Polícia Civil investiga as causas do incêndio na estrutura montada na frente do prédio.

“O Corpo de Bombeiros compareceu no local e as chamas foram extintas. Ao tentar sair, um dos funcionários que estava montando a estrutura, se lesionou. Ele foi socorrido e levado ao PS Campo Limpo, sendo medicado e liberado em seguida. O caso está sendo registrado no 14º DP (Pinheiros).”