Conhecimento

Mulher de 93 anos de idade concluiu o ensino fundamental e realizou seu sonho. Sua bisneta foi sua professora

“Vou três vezes por semana e estou mais feliz, me distrai e minha mente não encolhe tanto”, disse Blanca Saavedra, que abandonou a escola na terceira série.

A educação é um item muito importante na vida das pessoas e consiste em várias etapas. Mas isso não precisa necessariamente acontecer ao mesmo tempo, pois há pessoas que, apesar dos anos, nunca desistem da vontade de estudar.

E nunca é tarde demais para terminar seus estudos. Isso está muito claro para Blanca Ida Saavedra, uma bisavó que concluiu o ensino fundamental aos 93, de acordo com TN .

Stephanie Leal

Ela, como tantos outros idosos no Uruguai e no mundo, não teve a oportunidade de terminar os estudos quando eram mais jovens. Mas hoje ela conseguiu isso graças aos diversos programas que existem para completar essas etapas acadêmicas.

Blanca tem oito irmãos , que também tiveram que abandonar a escola para poder trabalhar com a família, que vivia no campo e cultivava milho. Ela só chegou à terceira série e teve que deixar livros e cadernos de lado para viver da colheita.

Pixabay

Segundo informações do El País, o acesso à educação era muito difícil quando ela era pequena, pois precisava caminhar 3 quilômetros para chegar à escola. Aprendeu a ler e a escrever para poder guardar as contas da casa e ajudar a família na venda do milho que produziam.

Poucos anos depois ela conheceu quem seria seu marido, que também não estudava, e então vieram os filhos e a educação . Isso fez com que sua vontade de estudar e ser professora tivesse que ser adiada para cuidar dos filhos, entre os quais está sua filha, educadora e inspetora escolar.

Pixabay

Mas como nunca é tarde para estudar, Blanca conseguiu terminar o ensino fundamental graças à ajuda de sua bisneta, Eloísa Escondeur, que a levou a um colégio de adultos. “Ele me pega e vamos para a escola juntos. Vou três vezes por semana e estou mais feliz, me distrai e minha mente não encolhe tanto ” , disse Blanca.

Sua bisneta também se dedica à educação e foi sua professora no processo. “ A questão é que eu vejo pouco , então peço a ele que faça letras e números grandes e não use lápis comigo, mas tinta ” , acrescentou a mulher.

El País

Já a meta de Blanca é poder completar o Ciclo Básico e terminá-lo em um ano, quando tiver 94 anos. Nesse interim, ela continuará a se preparar com a bisneta, que a ajuda em todas as disciplinas.

 

Traduzido e adaptado de: UPSOCL

Saber Viver Mais

Viva Mais! Viva Melhor!

Recent Posts

Candidato brasileiro ao Oscar 2026, filme com Rodrigo Santoro chega à Netflix e é apontado como um dos melhores do ano!

Em “O Último Azul”, o diretor Gabriel Mascaro imagina um Brasil de futuro próximo onde…

10 horas ago

Anvisa proibe venda de leite condensado apos teste identificar bactérias

Anvisa proibe venda de leite consdensado apos teste microbiológico identificar bactérias Agência Nacional de Vigilância…

3 dias ago

Nutricionista faz alerta urgente sobre consumo de chia e surpreende quem usa o “superalimento” todos os dias

Nutricionista alerta para consumo excessivo de chia e orienta sobre quantidade segura A chia é…

3 dias ago

Prefeitura de Palmital causa polêmica ao usar humor ácido contra descarte de lixo — campanha divide opiniões e viraliza

‘Quem joga lixo aqui é corno assumido’: campanha contra descarte irregular usa humor e viraliza…

3 dias ago

EXPLODIU NA NETFLIX! Série eletrizante de suspense e investigação se torna a mais assistida do momento e conquista o público.

A trama acaba de chegar ao catálogo da Netflix trazendo uma combinação intensa de suspense,…

5 dias ago

ALERTA DOS CIENTISTAS: Refrigerante pode prejudicar o fígado mais rápido que o álcool — e muita gente não sabe!

Estudo alerta que consumo excessivo de refrigerante pode causar danos ao fígado semelhantes aos do…

6 dias ago