El País.
“Vou três vezes por semana e estou mais feliz, me distrai e minha mente não encolhe tanto”, disse Blanca Saavedra, que abandonou a escola na terceira série.
A educação é um item muito importante na vida das pessoas e consiste em várias etapas. Mas isso não precisa necessariamente acontecer ao mesmo tempo, pois há pessoas que, apesar dos anos, nunca desistem da vontade de estudar.
E nunca é tarde demais para terminar seus estudos. Isso está muito claro para Blanca Ida Saavedra, uma bisavó que concluiu o ensino fundamental aos 93, de acordo com TN .
Ela, como tantos outros idosos no Uruguai e no mundo, não teve a oportunidade de terminar os estudos quando eram mais jovens. Mas hoje ela conseguiu isso graças aos diversos programas que existem para completar essas etapas acadêmicas.
Blanca tem oito irmãos , que também tiveram que abandonar a escola para poder trabalhar com a família, que vivia no campo e cultivava milho. Ela só chegou à terceira série e teve que deixar livros e cadernos de lado para viver da colheita.
Segundo informações do El País, o acesso à educação era muito difícil quando ela era pequena, pois precisava caminhar 3 quilômetros para chegar à escola. Aprendeu a ler e a escrever para poder guardar as contas da casa e ajudar a família na venda do milho que produziam.
Poucos anos depois ela conheceu quem seria seu marido, que também não estudava, e então vieram os filhos e a educação . Isso fez com que sua vontade de estudar e ser professora tivesse que ser adiada para cuidar dos filhos, entre os quais está sua filha, educadora e inspetora escolar.
Mas como nunca é tarde para estudar, Blanca conseguiu terminar o ensino fundamental graças à ajuda de sua bisneta, Eloísa Escondeur, que a levou a um colégio de adultos. “Ele me pega e vamos para a escola juntos. Vou três vezes por semana e estou mais feliz, me distrai e minha mente não encolhe tanto ” , disse Blanca.
Sua bisneta também se dedica à educação e foi sua professora no processo. “ A questão é que eu vejo pouco , então peço a ele que faça letras e números grandes e não use lápis comigo, mas tinta ” , acrescentou a mulher.
Já a meta de Blanca é poder completar o Ciclo Básico e terminá-lo em um ano, quando tiver 94 anos. Nesse interim, ela continuará a se preparar com a bisneta, que a ajuda em todas as disciplinas.
Traduzido e adaptado de: UPSOCL
Algumas pessoas dizem que o comprimento de seu dedo mindinho pode dizer muito sobre a…
O avanço acelerado da inteligência artificial (IA) tem gerado um intenso debate sobre como essa…
Em um mundo onde a inteligência artificial (IA) está transformando indústrias, rotinas e até relações…
Baseada no livro de Harlan Coben, Cilada acompanha a repórter Ema Garay (Soledad Villamil), uma…
Entre as produções natalinas da Netflix, Bagagem de Risco se destaca, evitando ser mais um…
Uma foto de seis amigos tirando uma selfie durante uma trilha no Chile virou um…