Equilíbrio Emocional

Neurocriminalista elogia filme do Coringa e considera “ferramenta educacional”

O neuro criminalista Adrian Raine, pioneiro em pesquisas sobre a mente de criminosos violentos, disse à Vanity Fair estar impressionado com a exatidão que Coringa, filme de Todd Phillips, mostrou ao retratar a psique de um deles.

O professor da Universidade da Pensilvânia disse: “[O filme] foi uma representação surpreendentemente precisa do tipo de contexto e circunstâncias sociais que, quando combinadas, criam um assassino.”

Raine já considera integrar Coringa a um futuro curso da universidade onde leciona. “Por 42 anos eu estudei as causa de crime e violência. E enquanto assistia a esse filme, eu pensei ‘Nossa, que revelação. Eu preciso comprar esse filme e usar partes dele para ilustrar, é uma excelente ferramenta educacional sobre a criação de um assassino.”

“Eu falo de todos esses fatores nas aulas, e é difícil achar uma história real que combina todos os fatores juntos, muito menos um filme estilizado e dramático que enfatiza esses elementos,” explica Raine.

Além de elogiar bastante a atuação de Joaquin Phoenix pelas nuances e graciosidade intrigante, não apenas no comportamento mas também na aparência e manias sociais apresentadas por aqueles que sofrem de transtornos mentais. “Ele certamente estará na disputa do Oscar,” prevê o neuro criminalista.

[ATENÇÃO: a partir deste ponto, o texto contém spoilers do filme]

Raine listou os fatores presentes em Coringa que definem o declínio de Arthur Fleck: abuso físico, negligência e subnutrição na infância. A pobreza é um fator que aumenta o risco.

A adoção é um fator que, segundo o pesquisador, “aumenta de duas a três vezes a propensão a se tornar um criminoso, pois aumenta as taxas de violência que a criança sofre e pratica, devido a separação da mãe durante um período crítico de formação da personalidade.”

O professor universitário foi rápido em acrescentar que “a ligação entre problemas de saúde mental e violência é, claro, controversa,” assim como o filme.

“Não queremos estigmatizar pessoas com problemas mentais como perigosas. Mas sabemos que a doença mental é uma predisposição significativa à violência, que precisamos reconhecer para que as pessoas possam ser tratadas.”

Raine disse que o filme também foi surpreendentemente preciso ao mostrar como Fleck foi progredindo em direção à “agressão reativa”. Ele esclareceu: “As pessoas com doenças mentais não andam por aí matando ou assaltando bancos. Não, eles reagem emocionalmente por impulso. É impulsivo e emocional.”

Arthur matar a mãe após descobrir que foi adotado e o colega de trabalho Randall em face à revelação de que ele contribuiu para a demissão do protagonista são casos de agressão reativa, resultados de estresse emocional.

Quando perguntado sobre como diagnosticar o personagem de JoaquinPhoenix, Raine diz que ele claramente sofre de depressão e transtorno de personalidade esquizotípica, fonte das ilusões nas quais ele se perde no filme, e com certeza não foi medicado corretamente.

Horas depois de assistir ao filme, Raine ainda estava maravilhado com o retrato autêntico de um assassino, por mais fictício que seja. “Não acho que o Coringa tivesse livre arbítrio, dada a vida dele.”

“Ele era uma bomba-relógio – bastou algum estresse significativo na vida, espancamentos e a perda de um emprego para ele explodir. Você não tem mais nada … Os fatores de risco bem documentados – esse era o destino [do personagem]. Ninguém nasce nesse tipo de violência.”

Fonte: Rollingstone

Saber Viver Mais

Viva Mais! Viva Melhor!

Recent Posts

Os dois eletrodomésticos que você nunca deve colocar juntos na cozinha

Deixar esses eletrodomésticos juntos pode interferir no bom funcionamento de ambos É comum a gente…

1 semana ago

10 traços sutis de um casamento que está prestes a acabar

Todo casamento tem obstáculos para superar. A vida de casado pode parecer dirigir um carro…

2 semanas ago

5 características comuns de homens não casáveis, segundo a psicologia

Esses cinco homens vão te manter acordada à noite, e não de um jeito bom.…

2 semanas ago

Se as mulheres querem entender os homens, aqui estão 7 pequenas coisas que elas devem saber

Entender os homens tem sido um dilema para muitas mulheres há muito tempo. O que…

2 semanas ago

5 cortes de cabelo para rejuvenescer e deixar as mulheres de 40 com rostinho de 20

Estilistas destacam cinco cortes que trazem leveza e modernidade, ajudando a suavizar a expressão e…

2 semanas ago

Conheça o substituto do microondas que está revolucionando a forma de cozinhar

Sem sombra de dúvidas, o forno microondas é um dos eletrodomésticos mais utilizados em casas…

2 semanas ago