Há uma linha tênue entre confiança e arrogância. Infelizmente, muitos homens na sociedade de hoje mantêm uma certa bravata, o que os torna ainda mais atraentes.

Infelizmente, pesquisas dizem que muitas mulheres equivocadas — mais especificamente, aquelas que desejam casamento — estão se apaixonando por homens narcisistas.

Pesquisas revelaram o tipo de homem pelo qual muitas mulheres se sentem atraídas.

Carrie Haslam e Tamara Montrose, do Hartpury College, na Inglaterra, conduziram um estudo em 2015 com 146 mulheres entre 18 e 28 anos. Setenta e seis por cento disseram que estavam pensando em se casar, enquanto 24% não queriam se casar .

As mulheres foram então solicitadas a relatar com quantos homens elas tiveram relações íntimas nos últimos anos: 52% disseram ter tido de zero a cinco parceiros anteriores, enquanto 7,5% relataram ter 21 ou mais.

Depois disso, as mulheres responderam a perguntas que se correlacionavam com atração e narcisismo . Cada uma foi instruída a classificar as declarações em uma escala de um a cinco em um formato “concordo/discordo”, e algumas das perguntas consideradas: “A confiança em um homem é mais atraente do que a modéstia;” “A vaidade masculina é um atributo atraente;” e “Sou atraída por homens que têm prazer em ser o centro das atenções .”

Os narcisistas são conhecidos por serem atraentes no começo; uma pesquisa de 2010 confirma que os narcisistas são extremamente charmosos no começo.

As qualidades de um narcisista dissimulado podem parecer encantadoras à primeira vista.

As qualidades encantadoras de um narcisista dissimulado são muito evidentes no início da maioria dos relacionamentos, mas o comportamento muda drasticamente quando o relacionamento fica mais sério. Para muitas mulheres, não é evidente imediatamente que as qualidades excessivamente encantadoras são, na verdade, uma bandeira vermelha.

Eles descobriram que as mulheres repetidamente perseguiam homens egocêntricos após experiências ruins. Embora normalmente equiparemos isso à juventude e à ingenuidade, o estudo descobriu que quanto mais experiência de relacionamento essas mulheres ganham, mais atraídas pelo comportamento narcisista elas se tornam.

O estudo também mostrou que mulheres que desejavam se casar eram mais propensas a responder positivamente a afirmações que eram paralelas a traços narcisistas, como: “Sinto-me atraída por um homem que demonstra autoridade” ou “um homem que usa manipulação para influenciar seu sucesso no trabalho é atraente”.

Os pesquisadores não encontraram diferenças significativas na atração por homens narcisistas entre mulheres que relataram ter mais ou menos parceiros românticos.

A única diferença real: aquelas que tinham estado com mais homens, especificamente com 21 ou mais parceiros anteriores, eram as mais atraídas pelos homens narcisistas, em comparação com aquelas que tinham de zero a 10 parceiros anteriores.

Qual é a razão científica para isso? Os resultados sugerem que narcisistas masculinos são vistos como figuras de alto status com “a capacidade de adquirir recursos, e que são divertidos e autoconfiantes. Essas características são atraentes para as mulheres em contextos de relacionamento”, escrevem os pesquisadores. Nossa, como se idiotas não fossem duros o suficiente para sacudir sem que a ciência se envolvesse.

Texto originalmente publicado no Your Tango, livremente traduzido e adaptado pela Equipe da Revista Saber Viver Mais.