Espiritualidade

Papa Francisco: “Deus pode tudo – menos uma coisa!”

No dia 29 de outubro de 2015, o Papa Francisco deu uma homilia muito singela, mas de conteúdo extraordinariamente profundo, sobre como é o amor de Deus pelos Seus filhos – inclusive pelos piores dentre os Seus filhos.

Francisco partiu do episódio em que Jesus chora sobre Jerusalém. Uma cena impactante, imperscrutável: Deus que chora! Com base nesse fato de dimensões impenetráveis, o Papa Francisco construiu uma das suas mais inesquecíveis e inspiradoras homilias:

“Jesus chora sobre Jerusalém, a cidade que mata os profetas, aqueles que anunciam a sua salvação. E Deus diz para Jerusalém e para todos nós: ‘Quantas vezes eu quis reunir os teus filhos como a galinha junta os pintinhos debaixo das asas, e tu não quiseste!’”.

Deus ama a tal ponto que esse amor se transforma em Sua “fraqueza”: por amor, Ele não pode nos obrigar a corresponder. O Papa Francisco observa:

“Todo homem, toda mulher, pode recusar o presente de Deus. Mas o presente está aí. Deus não pode ficar longe de nós. Esta é a ‘impotência’ de Deus! Deus é poderoso, pode fazer tudo! Menos uma coisa: ficar longe de nós”.

Na liturgia daquele dia de outubro de 2015, a primeira leitura mostrava São Paulo indagando: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?”. E ele mesmo respondia: “Nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem o presente, nem o futuro, nem as potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus”.

E não é por mérito nosso, mas porque o Amor de Deus é indestrutível quando o aceitamos:

“Não é que nós vençamos os nossos inimigos, o pecado. Não! Nós estamos tão vinculados ao amor de Deus que nenhuma pessoa, nenhum poder, nada pode nos separar desse amor! Paulo viu nesse dom Aquele que dá o dom: é o dom da recriação, do renascimento em Cristo Jesus. Ele viu o amor de Deus. Um amor que não tem explicação”.

E Deus chora por amor! O Papa Francisco prosseguiu:

“Jesus chorou! Chorou sobre Jerusalém e aquele pranto é toda a ‘impotência’ de Deus: a incapacidade dele de não amar, de ficar longe de nós. Deus chora, chora por mim quando me afasto dele; chora por cada um de nós; chora pelos iníquos, que fazem tanta coisa ruim, tanto mal à humanidade… Ele aguarda; não condena. Ele chora. Por quê? Porque ama! Deus não pode não amar! Eu posso rejeitar esse amor, como o ladrão que o rejeitou mesmo no final da vida. Mas aquele amor estava lá, esperando por ele. O pior dentre nós, o maior dos blasfemos é amado por Deus com uma ternura de pai, de papai”.

Deus, como disse o próprio Cristo, é como a galinha que abre as asas para os seus pintinhos. Sempre.

Fonte: Aletéia

Saber Viver Mais

Viva Mais! Viva Melhor!

Share
Published by
Saber Viver Mais

Recent Posts

Garoto de 15 anos que foi capa da Times criou sabonete para tratar câncer de pele

Heman Bekele faz experiências desde pequeno e vem chamando atenção no mundo da  ciência com…

6 horas ago

Ela fingiu ter câncer para fazer sucesso na internet: A nova série da Netflix inspirada em história ‘meio real’

Quem acompanha as movimentações ininterruptas das redes sociais já se chocou com histórias bem inusitadas…

6 horas ago

Leandro Hassum interpretará Silvio Santos em novo filme sobre o apresentador

Intitulado Silvio Santos Vem Aí, a produção do filme começou na última semana, em São…

7 horas ago

Netflix revela teaser do filme interrompido por problemas de saúde de Jamie Foxx

A Netflix divulgou o trailer de “De Volta à Ação”, comédia que tirou Cameron Diaz…

1 dia ago

A Netflix traz o filme mais esperado do último ano

O filme "A Baleia", estrelado por Brendan Fraser, leva os telespectadores para a história de…

2 dias ago

5 Lançamentos da Netflix em novembro de 2024

Superbad – É Hoje | 01/11/2024 Não recomendado para menos de 16 anos Evan (Michael…

2 dias ago