Por Luiz Augusto Lima
Se você é todo esperto, coleciona notas altas de matemática e química, é procurado por amigos para concluir o trabalho de literatura e tudo mais, certamente pode agradecer sua mãe. E a gente tem certeza de que ela é carinhosa e presente na sua vida. Acertamos?
É que, segundo uma pesquisa liderada pela psiquiatra americana Joan Luby, da Universidade de Washington, uma importante área do cérebro cresce duas vezes mais rápido em crianças cujas mães são afetuosas e presentes em seu cotidiano.
Esse fenômeno ocorre nos primeiros seis anos de vida da criança, e não pode mais ser compensado.
Ou seja, mães que mudaram de atitude e passaram a ser mais afetuosas e presentes com a criança mais velha já não influenciam mais no crescimento do cérebro.
Leia mais: Cuidado! Fake news: chá de erva-doce cura a gripe H1N1
Por que isso acontece?
Segundo a Neurociência, isso ocorre porque é nos primeiros anos de vida que o cérebro está passando por um crescimento rápido e decisivo, podendo ser facilmente moldado de acordo com os estímulos externos.
A área do cérebro das crianças atingida positivamente por mães presentes e carinhosas é o hipocampo, responsável por funções como a memória, aprendizado e controle das emoções.
De acordo com a pesquisadora responsável pelo estudo, um dos objetivos de seu trabalho é mostrar aos pais a importância de demonstrar afeto e oferecer estímulos positivos nos primeiros seis anos de vida da criança. Isso resulta em adultos mais capazes e preparados emocionalmente.
* Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.
Fonte: Vix
Heman Bekele faz experiências desde pequeno e vem chamando atenção no mundo da ciência com…
Quem acompanha as movimentações ininterruptas das redes sociais já se chocou com histórias bem inusitadas…
Intitulado Silvio Santos Vem Aí, a produção do filme começou na última semana, em São…
A Netflix divulgou o trailer de “De Volta à Ação”, comédia que tirou Cameron Diaz…
O filme "A Baleia", estrelado por Brendan Fraser, leva os telespectadores para a história de…
Superbad – É Hoje | 01/11/2024 Não recomendado para menos de 16 anos Evan (Michael…