Por Shahida Arabi

A velha preocupação continua a nos atormentar: homens e mulheres podem realmente ser “apenas amigos?” Em casos onde não há nenhuma forma de atração de nenhum dos lados, é absolutamente possível! A resposta a essa pergunta fica mais obscura, no entanto, quando há atração envolvida de qualquer lado. Aqui está o que a pesquisa tem a dizer.

Homens e mulheres veem amizades entre sexos opostos de forma diferente

Sabemos que amizades entre sexos opostos ainda podem florescer, mas geralmente amizades fortes e sólidas são aquelas em que há pouca atração ou interesse romântico de ambos os lados. Primeiro, temos que reconhecer que há uma discrepância nas maneiras como homens e mulheres veem amizades entre sexos opostos no contexto de relacionamentos heterossexuais. Estudos mostram que os homens são mais propensos a relatar atração por suas amigas do que as mulheres por seus amigos, independentemente de eles próprios ou seus amigos estarem em um relacionamento.

Pesquisas mais recentes também indicam que a atratividade física de um amigo do sexo oposto pode prever o interesse sexual naquele amigo mais fortemente para homens do que para mulheres, e que esse efeito é afetado apenas pela satisfação no relacionamento para mulheres e não para homens. Em outras palavras, os homens são muito mais propensos a se interessar sexualmente por suas amigas do que as mulheres por seus amigos atraentes, independentemente de quão satisfeitos eles estejam em seu relacionamento atual ou da atratividade de seu parceiro atual, enquanto esses fatores afetam a atração das mulheres por seus amigos do sexo oposto.

Isso faz sentido, dada a reclamação comum das mulheres quando elas expressam que, em média, elas veem seus amigos homens como genuinamente “apenas amigos” e ficam chocadas quando esses mesmos “amigos” expressam interesse sexual nelas, e podem ter estabelecido suas amizades com um motivo oculto – daí a popularidade de alegar que os homens são “friend-zoneados”, embora essas mulheres tecnicamente não devam nada a seus amigos do sexo oposto. Essa discrepância também pode ser encontrada em como os homens inicialmente escolhem suas amigas em geral, em oposição a como as mulheres escolhem seus amigos homens. Pesquisas revelam que, embora homens e mulheres priorizem confiabilidade e afabilidade em sua escolha de amigos do sexo oposto, os homens tendem especificamente a priorizar a atratividade de suas amigas quando se trata de sua escolha de amigos do sexo oposto, enquanto as mulheres priorizam a capacidade do homem de protegê-las por meio de proezas físicas, bem como sua capacidade de prover por meio de recursos econômicos.


As mulheres podem ser culpadas desse comportamento?

Dito isso, as mulheres nem sempre são inocentes nesses comportamentos. Estudos mostram que mulheres com traços psicopáticos exibem um padrão serial do que é conhecido na literatura de pesquisa como caça furtiva de parceiros , indo atrás de homens com parceiros deliberadamente para fins de busca de emoção e, em alguns casos, como uma forma de superar mulheres das quais elas podem ter inveja. Os homens que elas “caçam” com sucesso tendem a ter as mesmas tendências psicopáticas. Então, também pode haver casos de mulheres que têm os mesmos traços de personalidade obscuros dos homens que traem suas parceiras. Fale sobre merecer um ao outro.

O que isso significa para amizades entre sexos opostos?

Então o que tudo isso significa? Embora a confiança mútua seja importante em um relacionamento romântico, limites saudáveis ​​também o são. Se seu parceiro tem amizades do sexo oposto com as quais você está preocupado, é importante avaliar se limites mais fortes precisam ser definidos ou se o relacionamento em geral é incompatível com suas necessidades. Não se trata de se envolver em comportamentos controladores ou coercitivos, mas simplesmente observar se os comportamentos que você está vivenciando de seu parceiro são desrespeitosos com você e ameaçam a saúde do relacionamento. Para relacionamentos heterossexuais, isso significa que devemos parar de manipular as mulheres (e alguns homens) para acreditar que não há nada acontecendo se elas expressam desconforto sobre as “amizades” que seus parceiros têm, especialmente se houver um motivo para suspeita e muitas evidências para sugerir que seus parceiros estão romanticamente interessados ​​em seus amigos do sexo oposto. Milhares de mulheres nas mídias sociais compartilharam suas histórias de como foram traídas por seus parceiros, que logo perseguiram a mulher que eles chamavam de “apenas uma amiga” logo depois, então não é como se não tivéssemos as experiências vividas de mulheres que se alinham com esta pesquisa.

Como sociedade, nos acostumamos demais a rotular mulheres especialmente como “inseguras” ou “loucas” por terem limites e expectativas saudáveis ​​e razoáveis ​​em seus relacionamentos, em vez de encorajá-las a ouvir sua intuição e observações, que muitas vezes se mostram corretas. Comportamentos de traição emocional ainda podem persistir em tais amizades obscuras, mesmo que um caso físico não ocorra – como desabafar constantemente sobre seu parceiro para sua “melhor amiga” e estabelecer intimidade emocional com outras mulheres fora de seu parceiro principal. Da mesma forma, se uma mulher tem atração mútua por um amigo homem, o que é mais raro, mas certamente pode acontecer ocasionalmente, limites saudáveis ​​também devem ser definidos. Se você está preocupado com a maneira como seu parceiro está tratando você, pode ser hora de se desapegar e encontrar um parceiro de alta qualidade que realmente o respeite, o priorize e entenda suas necessidades.

Texto originalmente publicado no Thought Catalog, livremente traduzido e adaptado pela equipe da Revista Saber Viver Mais