Conhecimento

Professora do Maranhão é uma das finalista do Prêmio Educador nota 10. Ela usou o reggae para ensinar inglês

O Prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita que, desde 2014, realiza a premiação em parceria com Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho.

Esse prêmio reconhece e valoriza professores da Educação Infantil ao Ensino Médio e também coordenadores pedagógicos e gestores escolares de escolas públicas e privadas de todo o país. O prêmio é considerado o maior da educação básica do pais.

Uma das 50 finalistas desse ano é a professora Marcelia Leal Silva, ela leciona na U.I. Maria do Carmo Abreu da Silveira, em São Luís, a professora apresentou um projeto de língua estrangeira,‘Reggae: Uma arte de resistência’.

“O nosso projeto tem como objetivo ampliar o conhecimento cultural dos alunos, trabalhar a Língua Inglesa dentro da música, elevar a autoestima dos alunos, combater o preconceito dentre outros”, disse a professora.

Canções de reggae

Foram três meses com aulas de várias canções de reggae, nacionais e da Jamaica. A professora envolveu alunos do 7º, 8º e 9º ano em saula de aula que recebia artistas convidados para um diálogo.

Os estudantes decoravam o espaço, cantavam, declamavam poemas e presenteavam os homenageados com produções escritas ou artísticas.

Durante o período do projeto foram dez bandas visitantes, entre elas, ‘Filhos de Jah’, Raiz Tribal, Dub Brown, Dj Waldiney e o cantor jamaicano Sly Foxx.

“Foi algo nunca visto na rede pública. Imagine alunos carentes frente a frente com artista de renome, aprendendo de forma dinâmica uma cultura forte no Maranhão mas nunca estudada a fundo. No ultimo dia todos os homenageados fizeram um show(gratuito) na quadra da escola. Fizeram como forma de retribuição às homenagens”, conta a professora.

No final do projeto percebeu-se uma melhorar significativa na compreensão oral, vocabulário e até a pronúncia da língua inglesa. Professora Marcelia disse ao G1, que não esperava chegar tão longe no Prêmio Educador Nota 10, e que está muito feliz.

“Eu sabia da relevância do projeto mas como a concorrência era grande(+de 3500 projetos) não imaginava que o meu tivesse essa visibilidade”

“Estar entre os 50 prova que vale a pena qualquer esforço em prol da classe estudantil. Mostra que a persistência do professor em encontrar estratégias que aproxime o conhecimento à realidade do aluno é algo fundamental nesse processo. Me faz acreditar que estou no caminho certo, apesar de tantos obstáculos. Me dá um ânimo pra continuar seguindo e melhorando a cada dia”, disse a educadora.

Com informações: G1

Saber Viver Mais

Viva Mais! Viva Melhor!

Recent Posts

A Netflix traz o filme mais esperado do último ano

O filme "A Baleia", estrelado por Brendan Fraser, leva os telespectadores para a história de…

18 horas ago

5 Lançamentos da Netflix em novembro de 2024

Superbad – É Hoje | 01/11/2024 Não recomendado para menos de 16 anos Evan (Michael…

19 horas ago

Os dois eletrodomésticos que você nunca deve colocar juntos na cozinha

Deixar esses eletrodomésticos juntos pode interferir no bom funcionamento de ambos É comum a gente…

2 semanas ago

10 traços sutis de um casamento que está prestes a acabar

Todo casamento tem obstáculos para superar. A vida de casado pode parecer dirigir um carro…

2 semanas ago

5 características comuns de homens não casáveis, segundo a psicologia

Esses cinco homens vão te manter acordada à noite, e não de um jeito bom.…

2 semanas ago

Se as mulheres querem entender os homens, aqui estão 7 pequenas coisas que elas devem saber

Entender os homens tem sido um dilema para muitas mulheres há muito tempo. O que…

2 semanas ago