Conhecimento

Quem quiser chegar aos 50 com cérebro de 25 só precisa fazer uma única coisa, conforme a neurociência

Mais do que nunca as pessoas vivem à procura de “algo” que os mantenham jovens e saudáveis por muito mais tempo. Atualmente, a neurociência (é a área que se ocupa em estudar o sistema nervoso, visando desvendar seu funcionamento) aponta que esse segredo existe, de maneira que basta apenas MEDITAR, assim a pessoa pode chegar aos 50 com um cérebro de 25.

Para chegar a esta conclusão, a pesquisadora Sara Lazar, da Mass General e Harvard Medical School, se dedicou a pesquisar os efeitos que a meditação exerce em nosso cérebro. No estudo inicial a pesquisadora utilizou pessoas que exerciam e já praticavam a meditação, pelo menos entre sete e nove anos, comparando com um outro grupo de controle.

Inicialmente a amostra estudada demonstrou que, as pessoas que tinham uma prática constante e regular da meditação apresentavam mais massa cinzenta em diversas áreas do cérebro, comparando-se com aquelas pessoas que não faziam esta prática. Constatou-se que as áreas cerebrais que apresentaram este aumento eram aquelas referentes a capacidade de decidir, registro de sensações e memória de trabalho.

Um dado extremamente intrigante foi que, à medida que a maior parte dos não praticantes da meditação viam seus córtices diminuírem com o passar da idade, os que praticavam a meditação aos 50 anos mantinham a mesma quantidade de massa cinzenta do que as pessoas que tinha a metade de suas idades.

Baseada nestes resultados surpreendentes, a pesquisadora fez um segundo estudo objetivando confirmas estas descobertas. Só que, desta vez foram utilizadas pessoas que não tinha a experiência anterior de meditar, assim elas se dedicaram a um programa de mindfulness que durou oito semanas.

O resultado também foi intrigante, constatou-se que as mudanças em algumas regiões do cérebro eram visíveis, apresentando aumento em certas regiões, como o hipocampo esquerdo, que é encarregado pela aprendizagem, memória e equilíbrio emocional, bem como as regiões ligadas à empatia e geração de neurotransmissores. Mais curioso ainda foi a constatação que, a amídala, associada ao medo, ansiedade e agressão, apresentou uma diminuição, o que provavelmente é relacionado ainda à redução dos níveis de estresse entre os participantes.

Será que preciso então ficar horas meditando para alcançar este progresso?
A resposta é NÃO. No caso do estudo, foi sugerido que os participantes praticassem a meditação por aproximadamente 40 minutos por dia, contudo, a média praticada por eles foi de 27 minutos por dia, ou seja: menos de meia hora. Dentro deste campo de meditação, outros estudos sugerem que às pessoas que os benefícios obtidos pela meditação aparecem com tempos menores, entre 15 e 20 minutos por dia, por exemplo.

Com informações: Hypeness

Saber Viver Mais

Viva Mais! Viva Melhor!

Recent Posts

Teste do amor verdadeiro: o que mais chama sua atenção na imagem?

Este teste vai ajudá-lo a descobrir o que o está separando do verdadeiro amor. Olhe…

2 dias ago

Bill Gates Alerta: As Profissões que Estão Chegando ao Fim!

A tecnologia avança em um ritmo impressionante, e a inteligência artificial (IA) se apresenta como…

2 dias ago

O tamanho de seu mindinho pode dizer muito sobre sua personalidade!

Algumas pessoas dizem que o comprimento de seu dedo mindinho pode dizer muito sobre a…

3 dias ago

Bill Gates Aponta os 3 Empregos que Sobreviverão à Era da IA

O avanço acelerado da inteligência artificial (IA) tem gerado um intenso debate sobre como essa…

5 dias ago

Elon Musk Revela: As 3 Faculdades que estão com os Dias Contados

Em um mundo onde a inteligência artificial (IA) está transformando indústrias, rotinas e até relações…

5 dias ago

A Melhor Série Argentina de 2025 acaba de chegar à Netflix

Baseada no livro de Harlan Coben, Cilada acompanha a repórter Ema Garay (Soledad Villamil), uma…

1 semana ago