Saúde

Saiba como a terra pode fazer seu cérebro feliz: Micróbios antidepressivos encontrados no solo

Recentemente foi descoberto que os micróbios contidos no solo podem ter efeito no cérebro, semelhante a um antidepressivo, sem os efeitos colaterais negativos e o potencial de dependência química e abstinência.

Acontece que entrar no jardim e se sujar é um antidepressivo natural devido aos micróbios únicos em um solo orgânico saudável. Trabalhar ou brincar no chão pode torná-lo mais feliz e saudável.

Essa descoberta pela ciência, já é falada por jardineiros e agricultores há milênios. Sentir que seu jardim ou fazenda é seu lugar feliz não é por acaso!

Mycobacterium

Foi descoberto que o micróbio do solo Mycobacterium vaccae reflete o efeito sobre os neurônios no cérebro que medicamentos como o Prozac podem fornecer, mas sem efeitos colaterais.

A maneira como funciona é que os micróbios “felizes” no solo fazem com que os níveis de citocinas subam, o que leva à produção de mais serotonina.

Encontrada em solo saudável, essa bactéria estimula a produção de seratonina quando os humanos são expostos a ela. A serotonina nos faz sentir relaxados e felizes.

Por outro lado, a falta de serotonina tem sido associada a depressão, ansiedade, TOC e distúrbios bipolares.

Alguns estudos em pacientes com câncer demonstraram melhor qualidade de vida e menos estresse quando os pacientes receberam mycobacterium vaccae.

Testes

Cientistas fizeram testes do micróbio por injeção em ratos e compararam os resultados com um grupo de controle. Eles descobriram que a capacidade cognitiva, menor estresse e melhor concentração foram benefícios notáveis que duraram três semanas.

Os micróbios antidepressivos do Mycobacterium no solo também estão sendo investigados para melhorar a função cognitiva, a doença de Crohn e até a artrite reumatóide.

Jardineiros e agricultores sempre entram em contato com esta bactéria, fazendo um contato tópico com ela, sendo através da inalação ou colocando-a nas correntes sanguíneas quando apresentam pequenos cortes ou outras vias de infecção.

Portanto, embora o ato físico de jardinagem possa reduzir o estresse e elevar o humor por si só, é fascinante saber que há alguma ciência a acrescentar ao sentimento feliz do jardineiro.

Com informações: Saber e Saúde

Fontes: NCBI- “Identificação de um sistema serotonérgico mesolimbocortical imune-responsivo: papel potencial na regulação do comportamento emocional“,de Christopher Lowry et al., Publicado on-line em 28 de março de 2007 na Neurociência. (Em inglês)

Saber Viver Mais

Viva Mais! Viva Melhor!

Recent Posts

Garoto de 15 anos que foi capa da Times criou sabonete para tratar câncer de pele

Heman Bekele faz experiências desde pequeno e vem chamando atenção no mundo da  ciência com…

2 horas ago

Ela fingiu ter câncer para fazer sucesso na internet: A nova série da Netflix inspirada em história ‘meio real’

Quem acompanha as movimentações ininterruptas das redes sociais já se chocou com histórias bem inusitadas…

3 horas ago

Leandro Hassum interpretará Silvio Santos em novo filme sobre o apresentador

Intitulado Silvio Santos Vem Aí, a produção do filme começou na última semana, em São…

3 horas ago

Netflix revela teaser do filme interrompido por problemas de saúde de Jamie Foxx

A Netflix divulgou o trailer de “De Volta à Ação”, comédia que tirou Cameron Diaz…

1 dia ago

A Netflix traz o filme mais esperado do último ano

O filme "A Baleia", estrelado por Brendan Fraser, leva os telespectadores para a história de…

2 dias ago

5 Lançamentos da Netflix em novembro de 2024

Superbad – É Hoje | 01/11/2024 Não recomendado para menos de 16 anos Evan (Michael…

2 dias ago