A amoreira, de nome científico Morus, é uma árvore de médio porte capaz de se adaptar a diversos climas e solos. Por isso é fácil de ser encontrada em qualquer região do país.
Suas folhas vêm sendo cada vez mais procuradas para fazer o chá de amora porque, de acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco), elaborada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a folha da amora apresenta quase 3 vezes mais cálcio que o leite de vaca. Mas esse é apenas um entre os benefícios de tomar chá de folhas de amora.
As folhas de amora são ricas em nutrientes e contêm poucas calorias, então, são ótimas para adicionar na rotina alimentar e beneficiar o organismo de diferentes formas.
Como mencionado no início, as folhas da amoreira possuem mais cálcio que o leite de vaca. Então, além de ser bom para quem tem intolerância à lactose, o chá de amora é uma opção saudável e vegetal para vegetarianos e veganos.
As propriedades desse chá são capazes de melhorar a regulação de hormônios que fica bem desequilibrada no período da menopausa. Assim, o chá de amora para menopausa é um bom aliado, ajudando a aliviar sintomas como calorões, insônia, nervosismo e ansiedade junto de outros hábitos saudáveis necessários para a qualidade de vida da mulher com mais de 40 anos.
Com sua riqueza de vitaminas, minerais e outros nutrientes, ele faz bem para o organismo de modo geral. Sua ação antioxidante ajuda a livrar as células do corpo do ataque dos radicais livres que as deixam oxidadas. Ao evitar a oxidação, as células conseguem ser mais saudáveis, prevenindo o envelhecimento precoce e uma série de doenças inflamatórias.
Existem várias recomendações para o chá feito de folhas de amora no sentido de contribuir com a cura de processos inflamatórios. Ele pode ser usado para fazer gargarejo quando está com aftas e dores de garganta, além de ser ótimo para fazer banho de assento ou para tomar quando o problema é infecção urinária.
Esse chá não pode ser consumido à vontade, várias vezes ao dia, pois pode intoxicar o organismo.
Quando a ingestão desse chá é excessiva, o corpo vai reagir com náuseas, vômito e dor de estômago. Ele precisa ser eliminado para evitar que cause danos ao fígado e comprometa a absorção de nutrientes.
Pessoas que fazem uso de medicamento controlado ou que estão em tratamento médico, devem pedir a orientação do profissional antes de consumir esse chá para saber se ele pode reagir com determinada medicação.
Esse chá não deve ser considerado como tratamento exclusivo de nenhuma doença, apenas pode servir como coadjuvante de tratamentos, sempre com orientação do médico.
Por causa do risco de toxidade se consumido em excesso, esse chá deve ser evitado por pessoas com problemas de fígado. As gestantes também devem evitar por causa do risco de estimular contrações uterinas, em especial no início da gestação.
Para melhor extrair os benefícios da amoreira, o ideal é preparar o chá a partir das suas folhas, que podem ser frescas, acabada de colher, ou desidratadas.
Folhas de amoreira: 1 colher (sopa) de folhas picadas;
Água: 1 litro.
* Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.
Fonte:Dicas Online
A Netflix divulgou o trailer de “De Volta à Ação”, comédia que tirou Cameron Diaz…
O filme "A Baleia", estrelado por Brendan Fraser, leva os telespectadores para a história de…
Superbad – É Hoje | 01/11/2024 Não recomendado para menos de 16 anos Evan (Michael…
Deixar esses eletrodomésticos juntos pode interferir no bom funcionamento de ambos É comum a gente…
Todo casamento tem obstáculos para superar. A vida de casado pode parecer dirigir um carro…
Esses cinco homens vão te manter acordada à noite, e não de um jeito bom.…