Conhecimento

São Paulo em alerta! “Doença do Pombo” mata dois homens no Estado

Por: Redação da Revista Saber Viver

No último mês dois homens foram a óbito em Santos, no litoral de São Paulo, em decorrência da criptococose, também popularmente conhecida como “Doença do Pombo”, segundo os protocolos atuais de saúde a notificação dos casos ainda não é obrigatória, mas mesmo assim a prefeitura está realizando ações preventivas.

As vítimas foram o cinegrafista Mauro Sérgio Gil Senhorães de 43 anos que veio a óbito no dia 23 de julho e o empresário José Wilson de Souza de 56 anos que morreu em 19 do mesmo mês. Os dois ficaram internados por quatro meses em hospitais diferentes, mas antes de contraírem a criptococose, levavam uma vida ativa e eram sadios, segundo informações de familiares.

Criptococose

Todos os sintomas que os dois pacientes apresentaram eram bem semelhantes: intensa dor de cabeça, tonturas, febre, além de falta de ar e cansaço. A “doença do pombo”, pode ser confundida por muitas pessoas como uma gripe muito forte.

Porém no final da internação os dois paciente, tiveram os quadros agravados, sendo que o empresário chegou a ficar em coma.

Essa infecção é ocasionado por fungos que se espalham pelas fezes dos pombos e também em ocos de árvore. Os fungos se espalham pelo ar e o maior risco está em ambientes fechados, onde esses animais habitam. Após esse fungo ser respirado pelas pessoas, ele se instala nos pulmões e depois migra para o sistema nervoso central.

Rosana Richtmann, infectologista, disse em entrevista, que a rápida reprodução desses animais, dificulta o controle da doença em grandes metrópoles. “As fezes ressecadas dos pombos, espalhadas pelo vento, podem ser inaladas e causar doenças.”

A melhor maneira de não ser exposto ao fungo é evitar o contato com animais e lugares de tenham grande concentração de pombos.

Secretaria de Saúde de Santos

A Secretaria de Saúde de Santos, informou que a criptococose, não é de notificação obrigatória pelas unidades de saúde públicas e nem particulares, segundo os protocolos atuais. Por isso não existem dados, no entanto o município declarou que vem realizando várias ações educativas pra prevenção e controle de pragas urbanas.

A prefeitura disse que a solicitação de fiscalizações em áreas e imóveis com pombos podem ser realizadas pelo telefone 162 e outros canais da ouvidoria municipal. Outras orientações sobre os procedimentos indicados são fornecidas pelo telefone 3257-8048 (setor de fiscalização da Seção de Vigilância).

Com informações:G1

Saber Viver Mais

Viva Mais! Viva Melhor!

Recent Posts

A Netflix traz o filme mais esperado do último ano

O filme "A Baleia", estrelado por Brendan Fraser, leva os telespectadores para a história de…

18 horas ago

5 Lançamentos da Netflix em novembro de 2024

Superbad – É Hoje | 01/11/2024 Não recomendado para menos de 16 anos Evan (Michael…

18 horas ago

Os dois eletrodomésticos que você nunca deve colocar juntos na cozinha

Deixar esses eletrodomésticos juntos pode interferir no bom funcionamento de ambos É comum a gente…

2 semanas ago

10 traços sutis de um casamento que está prestes a acabar

Todo casamento tem obstáculos para superar. A vida de casado pode parecer dirigir um carro…

2 semanas ago

5 características comuns de homens não casáveis, segundo a psicologia

Esses cinco homens vão te manter acordada à noite, e não de um jeito bom.…

2 semanas ago

Se as mulheres querem entender os homens, aqui estão 7 pequenas coisas que elas devem saber

Entender os homens tem sido um dilema para muitas mulheres há muito tempo. O que…

2 semanas ago