A cidade de São Paulo e municípios da região metropolitana voltaram a registrar chuvas volumosas e vendavais nesta quarta-feira (23). Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, toda a capital estava em estado de atenção para alagamentos até a 01h11 desta quinta-feira. Ao menos uma pessoa desapareceu após ser levada por uma enxurrada.

Foram mais de 43 mil imóveis em energia elétrica na cidade de São Paulo. Por volta das 21h, o balanço da concessionária Enel informou que a capital tinha 43.663 casas sem luz em decorrência da chuva. Houve relatos de falta de luz em bairros como Vila Madalena, Pompeia, Perdizes e Moema, onde a energia oscilava.

Em todos os 24 municípios onde a Enel é a concessionária de energia elétrica, 74.324 lares tiveram falta de luz. Às 21h, o número caiu para 59.522. Em Carapicuíba, na Grande São Paulo, houve mais casas sem luz: às 18h55, eram 11.645, mas às 21h o número caiu para 2.498. Já em Osasco, o número subiu para 6.575, depois de uma hora em 1.103. Às 21h estava em 5.982.

O Corpo de Bombeiros atendeu 51 ocorrências de queda de árvores e 13 casos de enchentes ou alagamentos. Os casos aconteceram entre 16h e 19h10 em todo o estado.

Avião cai durante tempestade em SP

Um avião de pequeno porte bateu em um morro, caiu e pegou fogo em Paraibuna, no interior de São Paulo, na quarta-feira, 23, durante o temporal. Os cinco ocupantes da aeronave morreram após a queda.

O avião pertencia à empresa Abaeté Aviação, seguia de Florianópolis a Belo Horizonte e levava comandante, piloto, médica, enfermeiro e mecânico.

Os bombeiros chegaram no local da queda no fim da noite, e encontraram os destroços do avião. O acidente aconteceu próximo à Estrada da Fazenda Capela – Fazenda Caetê, entre os sítios Carpir e Caetê. A corporação disse que o local está isolado para identificação dos corpos, que estão em meio aos destroços.

Chuva afeta circulação de trens e prejudica trânsito

Pontos de alagamento entre as estações Júlio Prestes e Barra Funda, da linha 9-Diamante, prejudicaram a circulação de trens em São Paulo. A situação já foi normalizada, de acordo com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

O trânsito de veículos também foi prejudicado, e chegou a 1.239 km de congestionamento às 18h30, segundo informações da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Nesta quinta, 24, e sexta-feira, 25, algumas regiões de São Paulo ainda deve ficar em alerta para o risco de chuva forte e rajadas de vento, que apresentam possibilidade de novos alagamentos e desabamentos. O aviso foi emitido pela Defesa Civil. Os ventos podem passar dos 70 km/h, e a chuva também atinge as regiões da Baixada Santista, Região Metropolitana, Litoral Norte e outras áreas do estado.