Vida Saudável

Segundo professora de Harvard, “Óleo de coco é puro veneno”

Óleo de coco, puro veneno. Soa mais ou menos assim a advertência vinda de Karin Michels, diretora do Instituto para a Prevenção do Câncer e Epidemiologia da Universidade de Freiburg e Professora da Harvard TH Chan of Public Health.

A explicação, segundo ela, são os efeitos prejudiciais dos ácidos graxos saturados do óleo de coco, que podem aumentar a quantidade de colesterol ruim no sangue e elevar o risco de doenças cardíacas.

Durante uma aula de 50 minutos intitulada “Óleo de coco e outros erros nutricionais”, a prof. Michels expressou muito claramente suas preocupações sobre o uso do óleo de coco na dieta. Para Dra. Karin Michels consumir óleo de coco é pior que consumir banha.

Essa afirmação contraria inclusive crenças populares antigas que diziam que o óleo de coco é um superalimento aliado da saúde e pode ser um choque para quem costuma usá-lo para cozinhar. De acordo com a professora não existem estudos que mostrem os benefícios significativos para a saúde do consumo de óleo de coco.

Porém a professora Michels não é a primeira especialista que afirma que este tipo de óleo é veneno e se opõem a ele como alimento milagroso. A American Heart Association emitiu um alerta em junho do ano passado, alertando que o óleo de coco não deve ser consumido em excesso. Um estudo havia descoberto na ocasião que todas as gorduras saturadas – independentemente da fonte – são prejudiciais à saúde do coração.

Existem muitas diretrizes dietéticas internacionais que recomendas o uso de gorduras saturadas com moderação. O óleo de coco adicionado à nossa dieta, só aumentaria a ingestão de gorduras insalubres. Mas nem todos os profissionais de saúde e nutrição concordam com este ponto. Existem aqueles que acreditam que o óleo de coco seja capaz de manter o colesterol sob controle.

Mas como tudo na vida, devemos sempre seguir aquela palavra máxima: Moderação

* Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Informações: Catraca Livre

Saber Viver Mais

Viva Mais! Viva Melhor!

Recent Posts

Garoto de 15 anos que foi capa da Times criou sabonete para tratar câncer de pele

Heman Bekele faz experiências desde pequeno e vem chamando atenção no mundo da  ciência com…

37 minutos ago

Ela fingiu ter câncer para fazer sucesso na internet: A nova série da Netflix inspirada em história ‘meio real’

Quem acompanha as movimentações ininterruptas das redes sociais já se chocou com histórias bem inusitadas…

50 minutos ago

Leandro Hassum interpretará Silvio Santos em novo filme sobre o apresentador

Intitulado Silvio Santos Vem Aí, a produção do filme começou na última semana, em São…

59 minutos ago

Netflix revela teaser do filme interrompido por problemas de saúde de Jamie Foxx

A Netflix divulgou o trailer de “De Volta à Ação”, comédia que tirou Cameron Diaz…

23 horas ago

A Netflix traz o filme mais esperado do último ano

O filme "A Baleia", estrelado por Brendan Fraser, leva os telespectadores para a história de…

2 dias ago

5 Lançamentos da Netflix em novembro de 2024

Superbad – É Hoje | 01/11/2024 Não recomendado para menos de 16 anos Evan (Michael…

2 dias ago