Conhecimento

Senado aprova projeto que prevê a proibição de plástico descartável no Brasil

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) aprovou na última terça-feira (17) um  projeto importante para o meio ambiente, a (PLS 92/2018) que prevê a retirada gradual do plástico da composição de pratos, copos, bandejas e talheres descartáveis.

Pelo texto, no prazo de dez anos, o plástico deverá ser substituído por materiais biodegradáveis em itens destinados ao acondicionamento de alimentos prontos para o consumo.

Isso acontecerá progressivamente, sendo que, assim que aprovada a lei, 20% do plástico deverá ser retirado em até 2 anos, a exigência aumentará para 50% em 4 anos, 80% em 8, e, finalmente, ele será totalmente substituído em uma década.

A autora do projeto, Rose de Freitas (PMDB-ES), afirma que a grande preocupação é o destino final do plástico descartado, que costuma ir para rios, mares e oceanos, comprometendo a vida marinha. Estudos estimam que, até 2050 existirá mais plástico nos oceanos do que peixes, daí a importância de iniciativas como esta, que nos ensinam que, existem diversas alternativas mais sustentáveis do que o plástico.

Leia também: Maiores causas de dor lombar feminina

Rose acrescenta que mesmo amostras de água tratada, em diversos países do mundo, demonstram a contaminação por microplásticos. “Isto significa que os sistemas convencionais não são eficazes em retirar resíduos de plástico e que, portanto, estamos ingerindo plástico diariamente, sem saber as consequências disto para a saúde humana”.

O relator da proposta, senador José Medeiros (Pode-MT), ainda deixou claro uma outra questão a ser levada em conta, que são os danos causados pela extração do petróleo: “Os impactos das refinarias vão desde as consequências dos estudos sísmicos na exploração, até o consumo de grandes quantidade de água e energia, liberação de diversos gases nocivos na atmosfera e até grandes vazamentos de petróleo”.

O plástico demora centenas de anos para se decompor na natureza. Uma garrafinha de água pode levar até 400 anos, o impacto disso na natureza é enorme, por isso, a importância de leis que incentivem as pessoas a transformarem seu modo de consumo e que estabeleçam como esta prática será implementada de acordo com cada país.

O plástico descartável também já foi proibido Inglaterra,na Costa Rica  e na França.

* Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Informações:Ciclo Vivo

Saber Viver Mais

Viva Mais! Viva Melhor!

Recent Posts

Garoto de 15 anos que foi capa da Times criou sabonete para tratar câncer de pele

Heman Bekele faz experiências desde pequeno e vem chamando atenção no mundo da  ciência com…

3 horas ago

Ela fingiu ter câncer para fazer sucesso na internet: A nova série da Netflix inspirada em história ‘meio real’

Quem acompanha as movimentações ininterruptas das redes sociais já se chocou com histórias bem inusitadas…

3 horas ago

Leandro Hassum interpretará Silvio Santos em novo filme sobre o apresentador

Intitulado Silvio Santos Vem Aí, a produção do filme começou na última semana, em São…

3 horas ago

Netflix revela teaser do filme interrompido por problemas de saúde de Jamie Foxx

A Netflix divulgou o trailer de “De Volta à Ação”, comédia que tirou Cameron Diaz…

1 dia ago

A Netflix traz o filme mais esperado do último ano

O filme "A Baleia", estrelado por Brendan Fraser, leva os telespectadores para a história de…

2 dias ago

5 Lançamentos da Netflix em novembro de 2024

Superbad – É Hoje | 01/11/2024 Não recomendado para menos de 16 anos Evan (Michael…

2 dias ago